INTERNACIONALIZAÇÃO DE NEGÓCIOS
Renato Sabaine dá dicas importantes de como ingressar no mercado americano
Por Marcelo - Em 27/01/2024 às 9:22 PM
Dentro da programação do lançamento do projeto de imersão internacional em inovação e conexão Epic Dubai 2024, realizado esta semana no Iate Clube de Fortaleza, o especialista comercial Sênior do Serviço de Comércio dos Estados Unidos, Renato Sabaine, realizou uma palestra sobre internacionalização de negócios. O seu foco principal foi voltado para aqueles empresários que pretendem ingressar no dinâmico e gigantesco mercado norte-americano, e deu algumas dicas relevantes aos presentes.
Inicialmente ele destacou que enquanto o produto interno bruto (PIB) do Brasil gira em torno de US$ 1,4 trilhão, o dos Estados Unidos atingiu cerca de US$ 28 trilhões em 2022. Uma diferença abissal, frente a dois países de dimensões continentais e com uma diferença populacional não tão grande, uma vez que temos atualmente cerca de 230 milhões de habitantes, enquanto os EUA possuem 330 milhões. Então, no Brasil, trata-se de um desempenho muito aquém de suas possibilidades e, com alguns modelos de negócios que precisam evoluir muito.
Renato afirmou que na condição de especialista comercial ele atua em alguns setores pelo governo norte-americano como franquias, serviços, hospitalidade e aviação. E que o órgão no qual trabalha possui 128 escritórios internacionais, em 75 países, que representam 96% do mercado de exportação mundial. “No setor de serviços o Manuel Mendes é um cliente de longa data e com quem a gente tem conseguido desenvolver grandes projetos com federações no Brasil há muito tempo, e que acaba atingindo diversas empresas brasileiras”, explica.
Ressaltou que o empresário Manuel Cesário Mendes Júnior, cofundador do Boston Innovation Gateway, e seu time de executivos de alto nível, têm um diferencial da qualificação da internacionalização e fazem com que as empresas brasileiras consigam ter um programa de seleção de crescimento através da inovação. “Isso, para nós do Serviço de Comércio dos EUA é muito interessante porque essas empresas, para inovarem, precisam de produtos, serviços e tecnologia”, afirma.
E que Manuel Mendes e sua equipe ajudam a mostrar para essas empresas a necessidade de novas tecnologias, ferramentas, maquinários e equipamentos. “Então a gente faz um evento de mão dupla, no qual o meu foco vai ser, principalmente, ensinar essas empresas como elas podem aumentar e fomentar os seus negócios, mas mostrando as tecnologias que existem nos Estados Unidos e o Manuel e sua equipe mostrarão como inovar e, através da inovação, chegar ao mercado internacional”, salienta o especialista.
O representante do Serviço de Comércio dos EUA também apresentou aos empresários presentes as principais feiras que são realizadas em solo norte-americano, algumas delas as maiores do mundo em alguns segmentos. Apresentamos cerca de 28 segmentos onde existem essas feiras e como trabalhamos nas mesmas. Fazemos a feira em si, mas programamos visitas técnicas em alguns setores, em parceria com o Boston Innovation Gateway e o IXL Center, fazendo uma imersão no mercado americano, para que as empresas brasileiras saiam, exponham, consigam vender ou não, mas entendam que devem ter essa imersão para saber o que precisam mudar, onde já acertaram e como podem melhorar. E que os empresários do Ceará atuem cada vez mais nos Estados Unidos”, completa Renato Sabaine.