PESQUISA DO SEBRAE
Renda do empreendedor sênior supera em mais de 40% a do jovem dono de pequeno negócio
Por Redação - Em 30/08/2024 às 12:08 PM
Um novo estudo do Sebrae sobre o empreendedorismo sênior no Brasil revelou que empresários com 60 anos ou mais têm uma renda 41% superior à dos empreendedores jovens. A pesquisa, que utilizou dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad Contínua) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), analisou pequenos negócios no período de 4º trimestre de 2012 a 4º trimestre de 2023.
De acordo com o levantamento, a renda média dos empreendedores seniores é de R$ 3.347, o que representa um aumento de aproximadamente 4,3% em relação ao rendimento médio dos donos de negócios no Brasil, que é de R$ 3.209. Atualmente, há mais de 4 milhões de seniores que possuem negócios, correspondendo a 13,5% do total de empreendedores no país, que soma 29,8 milhões. O estudo revelou um aumento de 42% na quantidade de empreendedores com 60 anos ou mais ao longo do período analisado.
Apesar de 19,4% da população em idade de trabalhar ser composta por seniores, apenas 13,5% dos donos de negócios têm mais de 60 anos. André Spínola, gerente de Estratégia e Transformação no Sebrae Nacional, observa que “a taxa de empreendedorismo entre os adultos é quase o dobro da taxa entre os seniores”. O estudo indica que a taxa de empreendedorismo entre adultos é de 23%, enquanto entre jovens é de 12,6% e entre seniores é de 11,9%.
Spínola destaca que, com o aumento da longevidade e o retorno de aposentados ao mercado de trabalho, é necessário criar condições que permitam aos seniores enxergar o empreendedorismo como uma oportunidade de gerar renda e prosperar.
Além disso, quase 90% dos empreendedores seniores estão na atividade há dois anos ou mais. Dados do Monitor Global de Empreendedorismo (GEM) 2023, realizado pelo Sebrae em parceria com a Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (Anegepe), mostram que os seniores são os principais responsáveis pelos negócios estabelecidos no Brasil. Cerca de 18% dos aproximadamente 16,6 milhões de negócios com mais de três anos e meio são liderados por empreendedores com idades entre 55 e 64 anos.
O perfil do empreendedor sênior, de acordo com o levantamento do Sebrae, é majoritariamente masculino (71,3%) e branco (mais da metade). A maior concentração desses empreendedores está nas regiões Sudeste (48,5%) e Nordeste (21,4%), embora a região Norte tenha a maior taxa de empreendedorismo sênior, com 13,8%.
O estudo também revela que 85% dos seniores que possuem pequenos negócios empreendem por conta própria, enquanto 15% são empregadores. Os principais setores de atuação são Serviços (36,4%) e Comércio (21,9%).