ENERGIA ELÉTRICA

Retorno do horário de verão em novembro é uma possibilidade, diz ministro

Por Redação - Em 02/10/2024 às 12:14 PM

Ministro De Minas E Energia, Alexandre Silveira

Apesar de não haver uma decisão definitiva até o momento, Alexandre Silveira já se reuniu com representantes de companhias aéreas para discutir o assunto

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, declarou, nesta quarta-feira (2), que o retorno do horário de verão em novembro é uma possibilidade que está sendo considerada, dependendo da evolução do cenário hidrológico do país, que atualmente apresenta condições desfavoráveis. Apesar de não haver uma decisão definitiva até o momento, Silveira já se reuniu com representantes de companhias aéreas para discutir o assunto.

Recentemente, o CEO da Azul, John Rodgerson, mencionou que um eventual retorno do horário de verão afetaria o planejamento das operações de voo. Segundo ele, seriam necessários pelo menos 45 dias para ajustar a programação, caso a medida fosse implementada.

Além disso, a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, expressou sua preocupação com a possibilidade de um retorno do horário de verão já em outubro, destacando que isso poderia impactar o período de votação das eleições municipais e a divulgação dos resultados.

O horário de verão, que anteriormente era aplicado em estados como Rio de Janeiro, São Paulo, e Minas Gerais, entre outros, visa otimizar a utilização da luz solar, sendo mais eficaz em regiões distantes da Linha do Equador devido às variações na luminosidade.

Silveira também criticou a extinção do horário de verão pelo governo anterior, classificando a decisão como ideológica. O cenário continua a ser monitorado, com a expectativa de que novas informações sobre a situação hídrica do país possam influenciar a decisão nos próximos dias.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business