REFORMA TRIBUTÁRIA

Reunião na FIEC debate os impactos do IBS nas empresas

Por Marcelo - Em 18/02/2020 às 5:44 PM

Ricardo Cavalcante deixou a Comissão à disposição dos sindicatos                                             Foto: Divulgação

Um grupo de empresários, gestores e presidentes de sindicatos filiados à FIEC participou de um amplo debate sobre os impactos do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), proposto na PEC 45, uma das propostas que tramita no Congresso Nacional relativa à Reforma Tributária.
Durante a reunião de Diretoria Plena da instituição, o assessor da Superintendência de Relações Institucionais da FIEC, Luiz Fernando Bezerra, realizou uma apresentação completa sobre o tema.
Ele apresentou cenários fictícios dos pagamentos de tributos como PIS, Cofins, ICMS, entre outros, de uma empresa na legislação atual e uma projeção do impacto que essa mesma empresa poderá vir a ter, caso o IBS seja estabelecido, com base em um levantamento da Comissão de Estudos e Impactos da Reforma Tributária, criada perla presidência da FIEC.
“Chegamos a alguns resultados que variam conforme o regime tributário de cada empresa, seja o Simples Nacional, Lucro Presumido, Lucro Real. O impacto varia de acordo com o regime e com o ramo de atividade de cada uma. É importante que os sindicatos e as empresas divulguem esse estudo para conhecer como cada setor e cada empresa serão impactados“, explica Luiz Bezerra.
O presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, colocou a Comissão à disposição dos sindicatos para que possam se apropriar das informações e participar das discussões sobre a Reforma Tributária, bastando acessar o e-mail [email protected].

Carlos Prado, Fernando Gurgel, Eduardo Bezerra e Ricardo Cavalcante

Homenagem
A reunião também foi palco de homenagem e agradecimento da diretoria da FIEC a um dos criadores do Centro Internacional de Negócios (CIN), Eduardo Bezerra, uma vez que este ano, ele encerra o ciclo de trabalho junto à Federação.
“Ele sempre se destacou pela sua dedicação na formação profissional de jovens, que ao longo do tempo se tornaram grandes gestores de negócios internacionais, e ajudando as empresas cearenses na inserção no mercado exterior. Com sua brilhante atuação, Eduardo Bezerra engrandeceu o nome da nossa FIEC, e por isso a diretoria sente-se muito honrada em homenageá-lo”, destacou Ricardo Cavalcante.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business