NA CASA DA INDUSTRIA
Ricardo Cavalcante debate avanço da cadeia do H²V com diretores da Fortescue
Por Marcelo Cabral - Em 06/02/2025 às 1:12 PM
Para reforçar o compromisso com o avanço do projeto de Hidrogênio Verde (H²V) no Estado, o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante, recebeu nesta quarta-feira (5), o Country Manager da Fortescue no Brasil, Luis Viga, e o Head de Governo e Comunidades para a América Latina, Sebastian Delgui. O encontro, realizado na Casa da Indústria, teve na pauta principal os próximos passos do projeto da empresa australiana no Complexo Industrial e Portuário do Pecém.
Durante as discussões, Luis Viga ressaltou o papel estratégico da Federação no fomento ao setor. “Sempre digo que, ao lado do Governo do Estado, a FIEC e o presidente Ricardo Cavalcante foram os idealizadores do Hub de Hidrogênio Verde, atraindo mais de 30 empresas ao Ceará e consolidando esse avanço tecnológico. A Fortescue, hoje, está entre as empresas mais avançadas no desenvolvimento desse projeto. Já contamos com uma equipe de mais de 30 profissionais atuando no Porto do Pecém, incluindo trabalhadores cearenses”, afirma. O gerente de Desenvolvimento Sustentável da FIEC, Joaquim Rolim, também participou da reunião.
O executivo enfatizou ainda a relevância da parceria com a FIEC para viabilizar o projeto da Fortescue no Estado. E que essa colaboração é fundamental para transformar o H²V em realidade, trazendo bilhões em investimentos para o Ceará e gerando milhares de empregos. E ressaltou estar havendo uma verdadeira revolução econômica, posicionando o Estado como um polo exportador global e um catalisador da industrialização brasileira.
“Com o Hidrogênio Verde, a Transnordestina e o desenvolvimento da região do MATOPIBA (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), poderemos impulsionar setores como mineração e fertilizantes. As conversas com Ricardo Cavalcante e Joaquim Rolim são essenciais para seguirmos avançando, garantindo segurança aos investidores e consolidando o Ceará como referência mundial neste segmento. Hoje, um dos projetos mais estratégicos da Fortescue globalmente – senão o mais importante -, está aqui, no Pecém, no Ceará, e dentro da Casa da Indústria”, reforça Luis Viga.