FUTURO SUSTENTÁVEL
Ricardo Cavalcante debate parcerias com secretária da SDE e executivos chineses
Por Marcelo - Em 03/12/2024 às 8:03 PM
O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante, recebeu nesta terça-feira (3), a secretária-executiva da Indústria da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE), Brígida Miola, e representantes do grupo chinês Oboya, referência internacional no setor de sustentabilidade e compostagem. A comitiva incluiu o fundador da empresa, Robert Wu; o CEO, Li Zhang, e a gerente de Vendas para o Brasil, Isabela Canuto.
O principal objetivo da reunião foi explorar possibilidades para a instalação de novas fábricas no Ceará, aproveitando o potencial do Estado no setor de soluções ambientais. Reconhecido globalmente, o Grupo Oboya é especialista na produção de adubo orgânico por meio de resíduos naturais, como subprodutos da indústria do coco, incluindo cascas e fibras. A proposta é melhorar esses resíduos em compostos orgânicos e fertilizantes, promovendo práticas agrícolas sustentáveis.
Polo estratégico
Durante a reunião, Ricardo Cavalcante destacou as vantagens estratégicas do Ceará, especialmente no setor de energias renováveis. Ele ressaltou o papel do Estado como um hub para a transição energética, com projetos de destaque, o Hub de Hidrogênio Verde, que está posicionando o Ceará como referência global em energias limpas. Também participaram do encontro Adriano Borges, coordenador de Atração de Empreendimentos Industriais da SDE; Guilherme Muchale, gerente do Observatório da Indústria da FIEC, e David Guimarães, especialista em Inteligência Competitiva do Observatório.
“A FIEC está totalmente à disposição do Grupo Oboya para fomentar novos negócios no Ceará. Reconhecemos a importância de criar um ambiente propício para o sucesso de empreendimentos inovadores e sustentáveis, que não apenas fortalecem a indústria local, mas também impulsionam o desenvolvimento econômico e ambiental do Estado”, afirma Ricardo Cavalcante.
Visita ao Observatório
Os executivos do grupo chinês também visitaram o Observatório da Indústria da FIEC, uma plataforma estratégica que integra dados e inteligência de mercado para apoiar decisões empresariais. Durante a visita, Robert Wu elogiou a sofisticação e a abrangência das informações disponibilizadas.
“Estou impressionado com a quantidade e a qualidade dos dados processados aqui no Observatório da Indústria. Sem dúvida, essa base de informações é de extrema relevância, pois proporciona uma visão estratégica que contribui para a tomada de decisões mais assertivas, facilitando a concretização de negócios com maior segurança e precisão“, conclui Robert Wu.
Futuro sustentável
A reunião reforçou o compromisso da FIEC em atrair investimentos que promovam o desenvolvimento sustentável, alinhados às tendências globais de economia verde. Com a expertise do Grupo Oboya em compostagem e soluções ambientais, a parceria com o Ceará pode abrir novas fronteiras para práticas agrícolas mais eficientes e sustentáveis, consolidando o Estado como um polo de inovação e destino para investimentos em projetos alinhados ao futuro sustentável.