ALTA TECNOLOGIA
Ricardo Cavalcante destaca o start para as obras do campus do ITA no Ceará
Por Marcelo - Em 20/09/2024 às 10:43 AM
O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante, destacou a cerimônia de assinatura da ordem de serviço para o início das obras de implantação do campus do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) em Fortaleza. O evento ocorreu nesta quinta-feira (19), no Palácio da Abolição, contando com a presença do governador Elmano de Freitas, dos ministros da Educação, Camilo Santana, e da Defesa, José Múcio, além do comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do Ar Marcelo Damasceno.
A sede cearense do ITA será localizada na Base Aérea de Fortaleza, com obras realizadas por meio de um convênio entre o Governo do Ceará e o Governo Federal. O investimento totaliza R$ 180 milhões, com um repasse inicial de R$ 71 milhões. O campus contará com a implantação do Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT), fruto de um Acordo de Cooperação Técnica entre o Ministério da Defesa, o Governo do Ceará, a Aeronáutica, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Sistema FIEC, por meio do Senai Ceará. A estrutura incluirá o Centro de Inovação e Pesquisa Tecnológica do ITA e o Instituto Senai de Inovação (ISI). A parceria foi formalizada durante a abertura do FIEC Summit 2024, em agosto.
Marco histórico
Para Ricardo Cavalcante, este é um marco histórico para o desenvolvimento do Ceará. Ele destacou a importância da presença do ITA para a capacitação de profissionais, especialmente no campo das energias renováveis. “A implantação do ITA em solo cearense é mais um alicerce para o que estamos construindo junto a diversos atores do poder público, setor produtivo e academia, em prol do desenvolvimento econômico e social do Ceará. Precisamos de pessoas capacitadas nas áreas de tecnologia e inovação. O Senai já faz esse papel, e agora teremos a Aeronáutica como grande parceira e realizadora dentro do nosso Estado”, afirma o presidente da FIEC, que esteve acompanhado de integrantes de sua diretoria.
Já o governador Elmano de Freitas ressaltou o impacto significativo que a chegada do ITA terá no Ensino Superior e na pesquisa no Norte e Nordeste, além de mencionar a consolidação de investimentos e a geração de emprego e renda. “Quando trazemos o ITA para cá, estamos unindo governo, academia e investidores para criar novos produtos, novas tecnologias e uma nova economia para o Brasil e para o Ceará”, destaca. Ele também expressou gratidão a Ricardo Cavalcante pelo papel fundamental da FIEC, na concretização da infraestrutura tecnológica no campus.
Por sua vez, o ministro Camilo Santana reforçou que o ITA sempre foi ‘um sonho antigo’ dos cearenses, que agora torna-se realidade, graças às parcerias estabelecidas. “Teremos aqui uma convergência de pesquisa, inovação, tecnologia e formação com o que há de melhor no Brasil. Hoje é um dia histórico para o Ceará e para o Nordeste brasileiro. Esse grande feito será um legado para os cearenses e para o nosso País”, conclui o titular do MEC.
Vestibular
O primeiro vestibular para o ITA no Ceará terá a primeira fase realizada mês que vem, com a prova geral aplicada no dia 13 de outubro e as provas específicas entre os dias 5 e 8 de novembro. A turma inicial do campus fará parte dos cursos em São José dos Campos, sede principal da instituição, até que a obra no Ceará fique pronta. A expectativa é que o campus seja entregue no prazo de dois anos.
Segundo o Ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, em nenhum momento foi pensado outra sede fora de São José dos Campos a não ser a unidade do Ceará. Isso porque quase metade dos aprovados nos exames para o ITA são estudantes cearenses. “O Ceará receberá um campus do ITA por absoluto mérito. Todo ano o ensino cearense mostra ao Brasil como é eficiente e como os cearenses se dedicam à Educação“, contou aos presentes na cerimônia.
O comandante da Aeronáutica elogiou a estrutura e os serviços prestados pelo Sistema FIEC e pelo Senai Ceará, parabenizando a federação por garantir um setor produtivo unido e disposto a investir em ações de inovação e qualificação profissional. “Espelhado naquilo que fazemos em São José dos Campos, aqui, por uma gestão da FIEC do nosso querido Ricardo Cavalcante, teremos o Instituto Senai de Inovação, que complementa a tríplice hélice de trabalho do governo, da universidade e da indústria. Muito obrigado à Federação das Indústrias do Ceará por essa parceria”, reforça Marcelo Damasceno.