INDÚSTRIA
Ricardo Cavalcante é agraciado com a Comenda Beni Veras
Por Redação - Em 24/11/2023 às 12:27 AM
O trabalho realizado para o desenvolvimento e o crescimento da indústria cearense, notadamente a de moda e confecção, rendeu ao presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) e vice-presidente executivo da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Ricardo Cavalcante, a Comenda Beni Veras, entregue nesta quinta-feira (23) pelo SindRoupas-CE e pelo SindConfecções-CE. “Estou muito feliz em receber esta homenagem, que leva o nome do Dr. Beni Veras, pois nos dá mais responsabilidade e determinação para fazer”, destacou Cavalcante.
Descrito na homenagem como um líder inovador, com larga visão de futuro e cujas ações promovem o avanço da indústria e, consequentemente, o crescimento socioeconômico do Ceará, Ricardo Cavalcante fez questão de enfatizar a relevância o Sistema Fiec e dos colaboradores que atuam para que a entidade cumpra sua missão, bem como dos sindicatos. “A Diretoria da Fiec tem pessoas trabalhadoras e obstinadas. Os presidentes de sindicatos também lutam pelos seus setores. Essas casas – Sesi, Senai, IEL, CIN e Observatório da Indústria – estão preparadas para cuidar do empresariado, qualificar e informar. Agradeço aos 1.600 colaboradores que o Sistema Fiec tem, e a mais 200 estagiários (cuja maioria está dentro das empresas). Temos mais de 290 laboratórios, todos certificados. E o setor da moda (confecção, moda, têxtil, rede e calçados) é importantíssimo, gerando mais de 37 mil empregos diretos. Contem conosco, sempre”, disse.
Durante a solenidade, o presidente do SindRoupas, Paulo Alexandre de Souza, discursou sobre a atuação ativa de Cavalcante junto aos sindicatos ligados à Federação das Indústrias do Estado do Ceará. “É com grande alegria que prestamos essa justíssima homenagem ao líder Ricardo Cavalcante, que tanto contribui para alavancar nosso segmento da moda e da confecção e que estimula toda a indústria do Ceará. Ele tem sido sempre presente em nosso setor, apoiando todos os 40 sindicatos filiados à Fiec”, declarou.
Para o presidente do SindConfecções-CE, Daniel Gomes, a escolha conjunta do homenageado desta edição é fruto do trabalho que o presidente da Fiec tem dedicado ao fortalecimento do setor e da indústria cearense, como um todo. “Desta vez, os dois sindicatos escolheram um só homenageado. O Presidente Ricardo Cavalcante vale pelos dois. Mais do que isso: ele tem avançado pelo Nordeste e pelo Brasil, para falar pelos 40 sindicatos. Ricardo Cavalcante é um servidor que ajuda os grandes e os menores, sempre preocupado com questões de vários setores, doando-se a cuidar de todos nós. Nesses últimos anos, ele recebeu todas as homenagens possíveis porque é merecedor. Tem o dom de conhecer, aprender e criar soluções. Este momento é de gratidão, em nome de todas as confecções do estado do Ceará”, afirmou.
Homenageado
José Ricardo Montenegro Cavalcante é industrial, com forte atuação nos setores de mineração de areia industrial, reflorestamento ambiental, energias renováveis e no segmento imobiliário. Há mais de três décadas, tem tido participação ativa no movimento associativo empresarial. Foi presidente do SINDBRITA; diretor e Vice-Presidente da ANEPAC; presidente da Câmara Setorial da Mineração do Estado do Ceará; diretor do Centro Industrial do Ceará; presidente do SINDMINERAIS; e presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/CE. Desde setembro de 2019, é presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará, eleito por unanimidade de todos os Sindicatos filiados. Em outubro de 2020, foi eleito presidente da Associação Nordeste Forte, entidade que congrega todas as nove Federações das Indústrias da Região Nordeste do Brasil. Em maio de 2023, foi eleito vice-presidente executivo da Confederação Nacional da Indústria.
Como presidente da Fiec, liderou um grande movimento junto aos setores produtivos cearenses na busca por soluções efetivas de combate aos impactos da pandemia de Covid-19, tendo contribuído de forma decisiva para salvar milhares de vidas e, ao mesmo tempo, manter em atividade todo o parque industrial no Ceará. No momento em que o mundo inteiro trava intensa batalha pela descarbonização do planeta, e os mercados globais experimentam a transição energética, Ricardo Cavalcante tem trabalhado diuturnamente para fazer do estado Ceará uma referência mundial em energias renováveis. Numa parceria entre o Governo do Estado, o Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), a Universidade Federal do Ceará (UFC) e a Fiec, criou e consolidou o Hub de Hidrogênio Verde no Ceará.
Com visão alargada do futuro, criou o Núcleo ESG-Fiec, que trata de questões relacionadas a boas práticas ESG nas indústrias cearenses. Junto com a certificadora internacional, Bureau Veritas, instituiu o Selo ESG-Fiec. Não por acaso, a Federação foi escolhida pelo Pacto Global da ONU no Brasil como organização âncora para sediar o HUB ODS no Ceará.
Comenda Beni Veras
O SindConfecções e o SindRoupas, dois sindicatos do segmento da moda no Ceará, reconhecem, desde 2012, grandes personalidades públicas e empresariais que, ao longo de suas trajetórias, contribuem para o crescimento e o desenvolvimento da indústria de moda e da confecção no estado. Ela leva o nome do administrador e político cearense Benedito Clayton Veras Alcântara. Mais conhecido como Beni Veras, demarcou o segmento de confecções e impulsionou a história do Ceará. Foi um dos principais executivos da Saronord – já extinta, que chegou a estar entre as maiores empresas têxteis do Brasil – e também executivo da Guararapes. Beni Veras liderou a instalação da empresa no Ceará, com a montagem de três fábricas, gerando, à época, mais de 3 mil empregos. Veras foi também o primeiro presidente do Centro Industrial do Ceará (CIC), a partir de 1978. Suas ideias inspiraram a criação do Movimento pelas Mudanças, que, segundo analistas políticos, revolucionou a forma de fazer política no Ceará. Foi Senador, entre 1991 e 1998. Deixou o Senado em 1º de janeiro de 1999, por ter sido eleito Vice-Governador do Ceará. Com a renúncia do Governador Tasso Jereissati, em abril de 2002, Beni Veras assumiu o governo do estado, até janeiro de 2003. Nascido em Crateús, em 18 de agosto de 1935, e faleceu em 6 de novembro de 2015.