Liderança Regional
Ricardo Cavalcante empossado como presidente da Associação Nordeste Forte
Por Marcelo - Em 22/02/2021 às 9:58 PM
O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante foi empossado na noite desta segunda-feira (22), durante solenidade na sede da Confederação Nacional da Indústria(CNI), como novo presidente da Associação Nordeste Forte para o biênio 2021-2023.
Durante a cerimônia, prestigiada por várias autoridades, também tomaram posse Eduardo Prado, Presidente da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES), como Vice-Presidente Financeiro da Associação, e José Carlos Lyra, Presidente da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (FIEA), como Vice-Presidente Secretário da Associação.
Ricardo Cavalcante abriu o evento destacando o excelente trabalho realizado pelo Ex-Presidente da Associação, Amaro Sales, que em sua gestão, dentre outras iniciativas, lançou a Programação Prioritária do Nordeste 2019 – 2022, documento que traz um conjunto de ações voltadas para valorizar o papel da indústria do Nordeste no ambiente econômico nacional. Após pedir um minuto de silêncio pelas milhares de vítimas da Covid-19 no Brasil, em seu discurso, Ricardo agradeceu pela confiança que os outros presidentes de federações das indústrias do Nordeste depositaram em seu nome.
“Tenham certeza que trabalharei com afinco pelo desenvolvimento industrial do Nordeste, para fazer jus a essa confiança”, afirmou, lembrando que suceder o ex-presidente Amaro Sales, que teve uma atuação altamente produtiva – especialmente em relação as MP`s 1016 e 1017 -, exigirá muita dedicação e trabalho.
Peço a todos os companheiros presidentes de federações envolvidas, que estejamos atentos à evolução do processo de aprovação dessas medidas provisórias, junto a suas bancadas no Congresso Nacional, uma vez que os resultados dessas medidas trarão impactos positivos para as nossas indústrias”, afirmou Cavalcante.
O novo presidente da ANF também agradeceu a todo o apoio prestado pela CNI, na pessoa do presidente Robson Andrade, que contribuiu sobremaneira para a valorização da indústria brasileira, no cenário político-econômico nacional e internacional.
“O Nordeste é um celeiro de oportunidades e realidades que precisam ser destacadas. Somos um povo criativo, trabalhador e ousado, que não teme desafios e não se priva de levas suas ideias adiante. Temos um potencial tácito de riquezas naturais e humanas, que nos credenciam como um território atrativo a investimentos do mundo inteiro”, salientou.
E afirmou ter razões de sobra para acreditar em uma indústria nordestina pujante, arrojada e conectada com o mundo contemporâneo. “Vamos juntos, em busca da criação de uma ambiência mais favorável à modernização, à inovação e à internacionalização das nossas indústrias”, asseverou Cavalcante.
O presidente da ANF lembrou, ainda, da recente parceria firmada com o Governo do Ceará, UFC, e a australiana Energix Energy, para montar a primeira usina de Hidrogênio Verde do Brasil, no CIPP. “Se trabalharmos unidos e com visão de futuro, poderemos nos tornar referência global na produção, exportação e distribuição de Hidrogênio Verde para uso nos mais diferentes segmentos econômicos, contribuindo, de forma contundente para a nossa inserção no contexto econômico global, que passa a valorizar cada vez mais o compromisso com a sustentabilidade”, completou Ricardo Cavalcante.
Associação Nordeste Forte
Criada em 29 de novembro de 2016 para promover ações de desenvolvimento socioeconômico na região Nordeste, a Associação Nordeste Forte atua para contribuir para a competitividade da indústria e para fazer com que a economia cresça, buscando a redução das desigualdades regionais e a construção de um Nordeste mais forte.