CERIMÔNIA CONCORRIDA

Ricardo Cavalcante empossado como vice-presidente da CNI, em Brasília

Por Marcelo - Em 31/10/2023 às 9:14 PM

O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e da Associação Nordeste Forte, Ricardo Cavalcante, assumiu nesta terça-feira (21), o cargo de vice-presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI). O evento aconteceu em Brasília, durante a concorrida cerimônia de posse da nova diretoria da entidade, que tem na presidência o empresário baiano Ricardo Alban.

Ricardo Alban e Ricardo Cavalcante estarão à frente das decisões da CNI

Ricardo Cavalcante tem realizado um trabalho de excelência à frente da FIEC, especialmente no que diz respeito às ações em prol do desenvolvimento do Hub de Hidrogênio Verde (H²V) na região do Complexo Industrial e Portuário do Pecém, em parceria com o Governo do Ceará, iniciativa privada, a Universidade Federal do Ceará (UFC), a Unifor e o IFCE.

Este trabalho tem sido reconhecido nacional e internacionalmente. Tanto que o Hub de H²V cearense já conta com 34 Memorandos de Entendimento (MoUs) assinado com grande players do Brasil e exterior, tanto na questão do combustível limpo que deve transformar o PIB cearense quanto na geração de energias renováveis – eólica e solar -, que serão utilizadas para o processo de eletrólise da água.

Atualmente, alguns projetos já se encontram na fase de licenciamento, enquanto outros ainda estão sendo desenvolvidos pelas empresas interessadas. Entretanto, somente oito desses projetos de empresas da Austrália, Brasil, Estados Unidos, França, Holanda e Portugal representam 14,1 gigawatts (GW) em eletrólise e US$ 29,7 bilhões em investimentos.

No seu discurso de posse, o novo presidente da CNI afirmou que espera contar com o apoio de toda a sua diretoria para desenvolver um trabalho eficiente na entidade. “Juntos podemos fazer sempre mais. Vocês vão ouvir falar muito a palavra cumplicidade. Vou dar o melhor de mim e só vou conseguir isso se tiver o melhor de todos vocês. Vamos valorizar as convergências e administrar as divergências”, destaca Ricardo Alban.

Cerimônia de posse

Mais notícias

Ver tudo de IN Business