QUE VENHA 2022!!!!
Ricardo Cavalcante ressalta ações da FIEC em 2021 e agradece aos industriais
Por Marcelo - Em 28/12/2021 às 1:54 PM
Em carta aberta aos industriais cearenses nesta terça-feira (28), o presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, destacou que 2021 não foi um ano fácil, mas com o apoio de todos, o balanço final foi bastante positivo. E disse que quando todos trabalham unidos e sensibilizados com os problemas sociais, é possível mudar o mundo.
Dentre as muitas medidas adotadas, salientou o enfrentamento à pandemia de Covid-19 e como foi gratificante perceber todo o empenho dos industriais cearenses. “Contribuindo para que conseguíssemos doar 1.000 Elmos; recuperar 379 respiradores mecânicos pulmonares; instalar 300 novos leitos de UTI; doar mais de 300 toneladas de alimentos, e outras ações relevantes que ajudaram a salvar a vida de tantas pessoas”, afirmou.
Lembrou que por causa da necessidade de preservar a capacidade competitiva das indústrias do Ceará, houve uma união na luta pela aprovação das Medidas Provisórias 1016 e 1017, possibilitando a renegociação de dívidas perante os fundos constitucionais, como o FNE, o FCO e o FNO.
Salientou a consolidação o processo de transformação digital de todas as casas da FIEC; foi unificada a gestão do Sesi e do Senai; fortalecimento do Instituto Euvaldo Lodi; ampliada a atuação do CIN para promover a internacionalização das indústrias cearenses; instituído o Núcleo ESG, e tantas outras ações internas da Federação das Indústrias do Estado do Ceará.
Convênio com o Sebrae
Foi firmado o primeiro Convênio de Cooperação Técnica e Financeira com o Sebrae Nacional, garantindo recursos de R$ 15 milhões para a realização de 17 projetos visando fortalecer as indústrias cearenses, por meio dos 40 sindicatos, nas áreas de inovação, tecnologia, qualificação profissional, economia do mar, dentre outras.
Destacou também o reconhecimento nacional e internacional obtido pelo Observatório da Indústria, que com suas ferramentas de inteligência artificial e um amplo banco de dados, permitiu tomadas de ações estratégicas por parte da iniciativa privada e do poder público. “A exemplo do Ministério da Economia, que nos confiou o trabalho de construção do Centro de Inteligência do Custo Brasil”, disse Cavalcante.
E comemorou o envolvimento direto da FIEC na implantação do Hub de Hidrogênio Verde no Complexo do Pecém, em parceria com o Governo do Ceará, UFC e outros parceiros, uma vez que a entidade está atenta ao processo de transição energética que está em curso no mundo inteiro, em direção a uma economia de baixa emissão de carbono.
A FIEC fortaleceu sua presença no cenário mundial de energias renováveis, após participação na COP 26 e Dubai Expo. “Também foi aqui, entre nós, que o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, se comprometeu a liberar a instalação de parques eólicos e solares offshore. Como bem diz um pensador italiano, ‘somos todos anjos com uma asa só; e só podemos voar quando abraçados uns aos outros’. Obrigado a todos e que tenhamos um novo ano rico de oportunidades e realizações”, concluiu Ricardo Cavalcante.