CORONAVÍRUS

Roberto Cláudio decreta situação de emergência na capital cearense

Por Marcelo - Em 17/03/2020 às 7:32 PM

Roberto Cláudio está adotando providências

O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, decretou nesta terça-feira (17), situação de emergência em saúde pública em decorrência do Covid-19, devido à confirmação de nove pessoas com a doença e o aumento no número de casos suspeitos na Capital.

O Decreto Nº 14611 aplica mudanças preventivas e assistenciais em diversas áreas. Entre elas, está a autorização para trabalhar de casa (home office) os servidores com idade igual ou superior a 60 anos, de maneira preventiva.

Apesar disso, a medida não se aplica aos servidores da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Guarda Municipal, Defesa Civil, Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) e da Agência Fiscalização de Fortaleza (Agefis).

O documento afirma, ainda, que os servidores em retorno de viagens do exterior, do Rio de Janeiro e de São Paulo que apresentem ou não os sintomas do Covid-19, devem fazer o autoisolamento pelos próximos 60 dias, a contar desta terça-feira, e informar à sua chefia direta para a adoção de providências.

Também foi decretado ponto facultativo o expediente da próxima sexta-feira (20) nas repartições da Administração Pública Municipal. O decreto não se aplica aos servidores da área da Saúde, incluindo os de setores administrativos, que deverão cumprir o expediente.

Entre as medidas para conter o avanço do Covid-19, o prefeito Roberto Cláudio já determinou ampliação de leitos em cinco das seis UPAs administradas pelo Município. Com isso, 140 novos leitos serão disponibilizados para eventuais pacientes diagnosticados com coronavírus.

As unidades de pronto atendimento que terão número de leitos ampliado são: Vila Velha, Itaperi, Edson Queiroz, Bom Jardim e Jangurussu. Elas receberão um anexo temporariamente para atender esses pacientes. As seis UPAs já estão estruturadas para atender pacientes suspeitos de quadro de coronavírus.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business