Roberto Cláudio lança licitação para ampliar o Bicicletar
Por Admin - Em 08/03/2019 às 3:45 PM
O prefeito Roberto Cláudio lançou, hoje, o edital de licitação para ampliação do sistema de Bicicletas Compartilhadas de Fortaleza (Bicicletar). Dentre as novidades, estão o aumento do número de estações, melhorias tecnológicas e nova fonte de recurso para expansão do serviço.
“Vamos sair de 80 para 210 estações, um aumento em mais de 150%. O mais importante é que será uma implantação rápida. Demoramos mais de dois anos e meio para implantar 80, pois dependíamos do recurso do patrocinador. Agora, também com o fundo da Zona Azul, podemos acelerar a implantação. Nosso plano é que entre junho e dezembro implantemos as 130 novas estações”, afirmou o gestor municipal.
Novidades como câmeras de videomonitoramento e alarme sonoro em todas as estações, botões individuais para solicitar conserto de bicicletas, renovação de toda a frota de bicicletas e as estações, reserva de cinco minutos para retirada do modal, adaptação do Sistema para recebimento de bicicletas elétricas no futuro, são algumas melhorias.
O Certame Público nº 02/2019 – Edital nº 4435 contempla requisitos mínimos como 80 estações patrocinadas e 130 através de recursos públicos, esse último com utilização de recursos da Zona Azul para custear o novo sistema, que terá bicicletas com a marca da Prefeitura.
Este é o maior investimento feito em bicicletas compartilhadas da história da cidade, que conta, atualmente, com 255 quilômetros de ciclovias ou ciclofaixas, sendo que este ano outros 70 quilômetros serão implantados.
“A política cicloviária de Fortaleza inclui não só as bicicletas compartilhadas, mas um conjunto de novas ciclovias e ciclofaixas criadas. O Plano Diretor melhor identifica como implantar essas vias e suas integrações, as Bicicletas Integradas, Ciclofaixas de Lazer, envolve também as estações compartilhadas”, completou Roberto Cláudio.
Roberto Cláudio disse que 70 quilômetros de ciclovias ou ciclofaixas serão implantados este ano
Foto: Divulgação