Roberto Cláudio recebe certificado do TCE por planejamento
Por Admin - Em 13/09/2019 às 8:41 PM
O prefeito Roberto Cláudio foi um dos destaques do I Seminário sobre Efetividade da Gestão Municipal e Cidades Inteligentes, realizado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE).
Além de realizar uma apresentação que foi bastante aplaudida, ele recebeu um certificado por ter se destacado na área de planejamento. “Fortaleza foi a primeira cidade no quesito planejamento e a primeira no indicador geral. Pra gente, isso é um estímulo, um incentivo”, explicou.
O evento aconteceu na Assembleia Legislativa e discutiu a adesão dos municípios, com base no Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM), construído pela Gerência de Avaliação de Políticas Públicas do TCE, a partir de critérios estabelecidos pelo Instituto Rui Barbosa (IRB).
“Os critérios são nacionais e envolvem sete dimensões: saúde, educação, planejamento, gestão fiscal, meio ambiente, cidades protegidas e governança de tecnologia da informação. E o objetivo deste evento é a gente reconhecer os melhores e, principalmente, disseminar as boas práticas”, explicou Edilberto Pontes, presidente do TCE.
Outros prefeitos também receberam certificados, como Ivo Gomes, de Sobral, destaque na área de educação. Ramilson Araújo, de Aiuaba, teve o reconhecimento em gestão financeira. Os resultados na área de saúde renderam o certificado a Ednaldo Lavor, de Iguatu.
“Acredito que, para cuidar das coisas da educação, é preciso que estejam os melhores e não os amigos. Há 22 anos, os políticos de Sobral nem chegam perto das nossas escolas. Para cuidar de direção de escola, de coordenação pedagógica, estar na sala de aula e ser gestor escolar, tem que se submeter a uma seleção”, disse Ivo Gomes.
A certificação dos municípios objetiva estimular a prática da boa gestão. “Eu acho importante a realização deste primeiro seminário com a presença dos gestores e o reconhecimento ao desempenho que eles tiveram. Este é o momento no qual a Assembleia Legislativa, o TCE e a Associação dos Prefeitos (Aprece) pactuaram em reconhecer, pelos órgãos de controle, que essas práticas são modelos e estimulam outros gestores”, ressaltou o governador em exercício, José Sarto.
Ivo Gomes,Ramilson Araújo, Ednaldo Lavor e Roberto Cláudio receberam certificados do TCE
Foto: Divulgação