Roberto Cláudio regulamenta operação de micromobilidade em Fortaleza

Por Admin - Em 03/04/2019 às 12:25 PM

Oferecer os mais variados tipos de mobilidade urbana, em especial que não envolvam veículos movidos a combustível fóssil, é uma das maneiras encontradas pelo prefeito Roberto Cláudio para melhorar o trânsito da cidade e ainda colaborar com a qualidade do meio ambiente.

Para tanto, assinou a Regulamentação para Operadoras de Micrimobilidade em Fortaleza, que integra a política cicloviária da cidade, que possibilitará a empresas oferecerem serviço de compartilhamento de bicicletas e patinetes elétricos em modelo “dockless”, permitindo que sejam retirados e devolvidos pelos usuários em qualquer lugar da área de atuação das operadoras.

Sistemas semelhantes já existem em grandes cidades pelo mundo afora, como New York, Seattle. Washington, Melbourne, Lisboa, Londres, Paris, Roma, Pequim, São Paulo e, agora, chega a Fortaleza, inserindo capital cearense no rol das mais avançadas em mobilidade e cada vez mais sustentável.

O prefeito ressaltou a importância do poder público não só em apoiar a chegada desses novos modais, mas estabelecer regras para que sejam transportes amigáveis para quem vai utilizar o sistema, para a cidade de forma geral e também atrativa ao empreendedor. A intenção do gestor é, até 2020, tornar Fortaleza a cidade mais ciclável do País. 

“É um desejo nosso transformar e adaptar a Cidade cada vez mais ao espaço público, à acessibilidade e, principalmente, à diferentes modais de transporte. Isso demanda investimentos em infraestrutura, mudança de cultura coletiva, fiscalização por parte do poder público para proteger e garantir segurança e comodidade aos ciclistas e pedestres”, ressaltou Roberto Cláudio.

O Bicicletar, sistema público de bicicletas compartilhadas de Fortaleza, inaugurado pela Prefeitura de Fortaleza em dezembro de 2014, seguirá existindo e ampliado, por meio de licitação lançada no início de março, para um número maior de bairros. Passará das atuais 80 estações para um total de 210 disponíveis até o fim da gestão de Roberto Cláudio, no ano que vem.

Roberto Cláudio e equipe da Prefeitura anunciaram a regulamentação do novo serviço na Capital

Foto: Divulgação

Mais notícias

Ver tudo de IN Business