Roberto Cláudio revela novo Programa Médico Família
Por Admin - Em 22/02/2019 às 2:44 PM
O prefeito Roberto Cláudio ministrou a aula magna da III Jornada Acadêmica de Medicina da Unifor (JAM), e anunciou, em primeira mão, a criação do Programa Médico Família Fortaleza, que irá abrir 140 vagas para completar todas as equipes de médicos do PSF do município.
A seleção será feita pela Escola de Saúde Pública do Estado do Ceará, e os selecionados receberão valor semelhante ao dos profissionais dos Mais Médicos, trabalhando dentro de um regime de seis horas diárias, quatro vezes por semana.
O gestor falou, ainda, sobre planejamento da saúde pública para fortalecimento da Atenção Primária à Saúde (APS). A temática do evento foca na estratégia central do Sistema Único de Saúde (SUS) para a resolução de 80% dos problemas dos pacientes.
O prefeito ressaltou que, no sistema público, idealmente, a equipe da atenção primária precisa ter alguns tipos de suportes, como acesso a exames laboratoriais que possam dar ao profissional capacidade de fazer, além da anamnese, um diagnóstico com maior precisão, bem como uma rede de apoio especializada com assistência farmacêutica.
“Nossos indicadores de acesso e resultados mudaram drasticamente após a implantação do Programa de Saúde da Família (PSF). Vimos a cobertura de pré-natal, de imunização, de assistência, do acompanhamento de hipertensos e diabéticos crescendo, assim como a vimos a redução da mortalidade infantil, do baixo peso ao nascer e da mortalidade materna”, pontuou.
Ele explica que, no Brasil, cada residente custa US$ 970,00 por ano, em comparação ao Canadá, cujo sistema é similar ao brasileiro, o custo anual e individual chega a US$ 4.350,00 – sendo o Brasil um país mais pobre, mais doente e cuja população está envelhecendo.
Roberto Cláudio revelou novo programa na área médica que será implantado na capital cearense
Foto: Divulgação