
RECEITA FEDERAL
Saiba como evitar os principais erros na declaração do Imposto de Renda
Por Redação - Em 26/03/2025 às 9:29 AM

Para evitar problemas com a Receita Federal, é essencial que os contribuintes fiquem atentos a cada detalhe ao fazer a declaração, garantindo que todos os dados sejam corretamente informados FOTO: Agência Brasil
Os contribuintes têm até o dia 30 de maior para a entrega da declaração do Imposto de Renda. Entre documentos, recibos e comprovantes de rendimentos, é crucial evitar falhas que podem acarretar problemas com a Receita Federal.
Caso o contribuinte cometa algum erro no preenchimento, a boa notícia é que a declaração pode ser retificada até o fim do prazo, corrigindo inconsistências. Contudo, para evitar complicações, é essencial que o processo de declaração seja feito com cuidado e precisão.
Confira os equívocos mais comuns durante a declaração do Imposto de Renda e saiba como evitá-los:
Despesas médicas: Somente os custos com consultas, exames e internações podem ser deduzidos. Custos com nutricionistas ou massagistas, por exemplo, não são aceitos e podem resultar em problemas fiscais.
Despesas com educação: A dedução é permitida apenas para despesas com ensino formal, como escolas e universidades. Cursos livres, como idiomas e informática, não são aceitos para abatimento no Imposto de Renda.
Omissão de rendimentos: O não preenchimento de rendimentos, como aluguéis ou salários extras, pode resultar em multas ou autuações. Além disso, é necessário declarar qualquer valor proveniente de herança ou resgates de previdência privada.
Declaração de dependentes: É importante que cada dependente seja informado na declaração de apenas um dos pais. A inclusão de um mesmo dependente por ambos pode gerar divergências nos sistemas da Receita.
Renda de dependentes: Caso o dependente tenha algum tipo de rendimento, como estágio ou trabalho temporário, esse valor também deve ser informado na declaração.
Erros de digitação: Trocar números ou valores durante o preenchimento é uma falha comum. Para evitar esse tipo de problema, a recomendação é utilizar a versão pré-preenchida da declaração oferecida pela Receita Federal.
Declaração de bens: Ao declarar imóveis ou veículos, o valor informado deve ser o real pago na aquisição, sem considerar a valorização de mercado. Ajustes errôneos podem causar inconsistências e gerar problemas futuros.
Compra e venda de imóveis: Todas as transações imobiliárias são comunicadas pelos cartórios à Receita Federal. Caso haja ganho de capital, ele precisa ser informado corretamente.
Operações na bolsa de valores: A venda de ações ou cotas de fundos exige o pagamento de tributos. Quem investe na bolsa deve manter o controle sobre as operações e pagar os impostos devidos para evitar complicações fiscais.
Diferença entre PGBL e VGBL: Ambos são tipos de previdência privada, mas com regras distintas. O PGBL permite dedução no Imposto de Renda, mas incide tributação sobre o total resgatado. Já o VGBL tributa apenas os rendimentos, e não há dedução no Imposto de Renda.
Para evitar problemas com a Receita Federal, é essencial que os contribuintes fiquem atentos a cada detalhe ao fazer a declaração, garantindo que todos os dados sejam corretamente informados.
Mais notícias


varejo de moda
