
INOVAÇÃO E SEGURANÇA
Salvador dá o start nas obras de novo Centro de Controle e Hub de Tecnologia
Por Marcelo Cabral - Em 26/06/2024 às 6:20 PM
Foram iniciadas nesta quarta-feira (26), em Salvador, as obras do Centro de Controle de Operações (CCO) e do Hub de Tecnologia, que serão implantados no Subúrbio Ferroviário da capital baiana. Contando com investimentos de R$ 120 milhões, os dois empreendimentos funcionarão no mesmo espaço, ocupando uma área de 12.000 m². Segundo a Prefeitura de Salvador, o prazo de conclusão das obras é de 16 meses.

Centro de Controle de Operações reunirá vários órgãos públicos municipais
O prefeito Bruno Reis assinou a ordem de serviço, acompanhado do titular da Secretario Municipal de Inovação e Tecnologia, Samuel Araújo. De acordo com o portal Alô, Alô Bahia, o CCO, também chamado de Observatório Inteligente de Salvador, vai reunir todos os órgãos operacionais da Prefeitura num mesmo espaço. Já o Hub, que funcionará numa área de 5.000 m² em anexo, vai estimular a formação de novos talentos nas carreiras de tecnologia, em especial no Subúrbio da cidade.
Dentre os órgãos da administração pública municipal que ocuparão o CCO estão o Núcleo de Operações Assistidas (NOA) da Transalvador; a Guarda Municipal; o Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil de Salvador (Cemadec/Codesal); o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), e a central de operações do transporte público, além do videomonitoramento, formado pelas mais de 1.800 câmeras da Prefeitura espalhadas pela cidade.
“Aqui, todos estarão trabalhando em conjunto e poderão tomar as decisões, especialmente nos momentos de crise, o que vai permitir que a gente tome decisões mais acertadas, possa fazer políticas públicas mais eficientes, fazendo com que os serviços cheguem efetivamente na ponta, onde as pessoas mais precisam. A unificação num Centro de Controle de Operações vai permitir, de um lado, a gente ter melhores políticas públicas e, do outro, mais economia e eficiência para a gestão”, destaca Bruno Reis.
Mais notícias


EXPORTAÇÕES
