PEDRA FUNDAMENTAL
Scala deve investir R$ 1 bilhão em data center cujas obras já foram iniciadas
Por Marcelo - Em 19/06/2024 às 4:59 PM
O prefeito José Sarto participará do lançamento da pedra fundamental do novo equipamento da Scala Data Centers no Brasil, na próxima terça-feira (25), em Fortaleza. Os detalhes finais do evento ainda estão sendo fechados pela direção da empresa, mas na oportunidade serão apresentados todas as informações do novo empreendimento que deve receber investimento de R$ 1 bilhão. Pela empresa, participam do evento o CEO e cofundador, Marcos Peigo, e do VP Sênior de Desenvolvimento Corporativo, Luciano Fialho.
O novo data center da Scala será instalado em um amplo terreno, pois abrigará três estruturas que, somadas, terão cerca de 20.000 m² de área construída para abrigar a estrutura de data halls, áreas técnica e administrativa, suporte, e, inclusive, uma subestação de energia elétrica. O novo data center da companhia, inclusive, já tem sua nomenclatura: SFORPF01, uma vez que estará situado em Fortaleza e na Praia do Futuro e as obras no terreno já foram iniciadas.
A Scala é um plataforma latino-americana de data centers sustentáveis líder no mercado Hyperscale, que possui instalações em operação ou em fase de implantação no Brasil, Chile, Colômbia e México. Somente em território nacional possui dez equipamentos em operação, três em construção, sete em desenvolvimento (inclusive Fortaleza) e mais dois em planejamento.
O evento da próxima terça-feira marcará a chegada do seu primeiro data center na Região Nordeste, que representará um passo importante na expansão da sua infraestrutura tecnológica e no desenvolvimento econômico local. Na oportunidade, os executivos da Scala Data Centers compartilharão suas expectativas sobre este projeto inovador, que deverá robustecer sobremaneira o Hub de Telecomunicações que está sendo implantado na Praia do Futuro.
A capital do Ceará foi escolhida para a instalação do novo data center da Scala, pois além dos incentivos fiscais concedidos pela Prefeitura de Fortaleza, a Praia do Futuro é uma região que oferece excelente capacidade de latência pela proximidade do ponto de chegada dos cabos submarinos de fibra óptica vindos dos Estados Unidos, Europa e África. Além disso, vai ao encontro da estratégia de expansão da empresa, que possui um ecossistema de inovação próprio para a instalação desse tipo de equipamento no Brasil e no exterior.
O investimento de bilionário se dará por conta da construção de dois prédios, sendo o primeiro com 9.735 m² de área para a instalação de data halls, salas elétricas, geradores, áreas técnicas e de apoio. Já na segunda fase será construída outra unidade, com mais de 10.000 m², na qual serão instaladas as mesmas estruturas. E haverá, ainda, uma subestação com 675,9 m² no local.