EVENTO EM BERLIM
SDE busca ampliar exportações do Ceará com sua participação na Fruit Logística
Por Marcelo Cabral - Em 06/02/2025 às 5:21 PM
A Fruit Logistica 2025 reúne em Berlim os principais players globais, movimentando milhões de dólares a cada edição. Representando o Ceará, o titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), Domingos Filho, encerra nesta sexta-feira (7) sua participação no evento, acompanhado por sua equipe e representantes do Complexo Industrial e Portuário do Pecém. Com uma posição consolidada na exportação de frutas, o Ceará busca expandir sua participação no mercado global.
O Porto do Pecém já responde por 50% das frutas exportadas pelo Brasil, sendo um polo estratégico para o escoamento de melão, melancia, uva e manga para destinos como Europa e Estados Unidos. “Seguimos firmes na missão de expandir o agronegócio cearense no mercado global! Hoje foi mais um dia de grandes encontros, negociações e novas oportunidades para fortalecer nossas exportações. O Ceará já se destaca com seus produtos e estamos trabalhando para ampliar ainda mais nossa presença internacional. Vamos, juntos, transformar potencial em resultados”, afirma o secretário.
Reforçando a importância da presença do Ceará na maior feira global do setor, Rebeca Oliveira, vice-presidente Financeira do Complexo do Pecém, destaca a relevância do evento. “A fruta é um mercado muito especial para nós. Os primeiros navios de contêineres que atracaram no Porto do Pecém, há 20 anos, vieram para buscar frutas produzidas no Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Bahia. Hoje, contamos com mais de mil tomada frigoríficas para atender nossos clientes e não pretendemos deixar de marcar a presença neste evento relevante”, ressalta.
Oportunidades estratégicas
A Fruit Logística se consagra como um ponto de encontro essencial para o setor, conectando fornecedores e compradores de todo o mundo. A edição de 2025 reúne cerca de 2.600 empresas expositoras de quase 150 países, atraindo um público de 63 mil visitantes interessados em inovação, tecnologia e negócios no segmento de frutas frescas. Também integram a comitiva cearense Sílvio Carlos Ribeiro, secretário Executivo do Agronegócio; Elmo Aguiar, presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri), e André Magalhães, diretor Comercial do Complexo do Pecém .
“A feira reúne os principais atores desse mercado mundial e representa uma grande oportunidade para o Ceará se posicionar como um polo exportador em expansão para a Europa e demais países. Estamos participando de reuniões estratégicas que podem fortalecer nossas exportações e promover novos negócios para o Estado“, enfatiza Domingos Filho.
Com uma infraestrutura portuária robusta e um agronegócio em franca expansão, o Ceará reafirma seu papel como um dos protagonistas no comércio internacional de frutas, consolidando sua presença nos principais mercados globais e gerando oportunidades para o crescimento econômico do Estado.