BRASIL E EXTERIOR
SDE, Sebrae-CE e Amazon realizam workshop para facilitar as vendas online
Por Marcelo - Em 17/08/2023 às 1:56 PM
A Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Ceará (SDE), em parceria com a Amazon e o Sebrae-CE, realizou nesta quinta-feira (17) o workshop ‘Como começar a vender seus produtos na Amazon’, com foco naqueles empreendedores cearenses que têm interesse em vender seus produtos no Brasil ou no exterior, usando o comércio eletrônico. Apresentado pela jornalista Joana Cruz, assessora de Comunicação da SDE, o evento online veiculado por meio do Canal do Sebrae no YouTube, contou com a participação de Paulo Teles (gerente de Projetos da SDE) e Rogério Morais (Sebrae-CE), além de Susan Koelln (gerente de Contas Amazon) e Glória Castañeda (gerente de Vendas Internacionais Amazon).
O representante da SDE trouxe a palavra do governador Elmano de Freitas, para apoiar cada empreendedor do Estado. E que a ação foi organizada para alavancar os pequenos negócios. “Vejam como uma oportunidade para mostrar seus produtos, sua arte, e que comercializa esses produtos. É importante a parceria com o Sebrae-CE e as empresas de tecnologia, como a Amazon, que comprou essa ideia de fazer o projeto juntos, para o desenvolvimento econômico do ceará. E as orientadoras da Amazon vão explicar o passo a passo para fazer o seu negócio estar 100% online e chegar no consumidor”, afirma.
Já o representante do Sebrae-CE destacou que está sendo disponibilizada uma plataforma reconhecida no mundo inteiro, abrindo um leque de oportunidades para acessarem o mercado global. “Mas, para isso, é preciso que os empreendedores estejam preparados. O que for necessário em termo dessa preparação, como registro de marca, organização de estoque, a presença digital. O mercado eletrônico exige muito o relacionamento com o cliente. E o Sebrae está à disposição para aqueles que querem ingressar nesse mercado competitivo. E qualquer dúvida pode ser retirada pelo número 0800-570-0800”, ressalta Rogério Morais.
Mercado amplo
A gerente de Contas da Amazon explicou que a empresa envia produtos para mais de 200 países do mundo e que 59% das vendas são produtos de parceiros que anunciam dentro da plataforma online. “A Amazon é um local onde as pessoas podem encontrar e descobrir qualquer coisa que queiram comprar na internet, cujas pesquisas podem ser feitas na hora e de onde quiser. Iniciamos nossas operações no Brasil em 2012 e, hoje possui 11 Centros de Distribuição (CDs), inclusive um em Itaitinga, no Ceará. E mais de 50 milhões de produtos em 30 categorias. E no ano passado foram expandidas as ações do Fullfilment by Amazon (FBA) e Delivery by Amazon (DBA). Este ano estamos com novos projetos de expansão”, revela.
Disse, ainda, que a Loja de Vendedores Parceiros, o seu Marketplace, representa 59% das unidades vendidas pela Amazon no mundo; atende às necessidades estruturais desses vendedores; tem uma página dedicada a ajudar os varejistas nas vendas online e investe no sucesso e na educação de pequenas empresas com programas de capacitação e ações com o Sebrae, RME, Cufa, ECNP. Tudo isso representa baixo investimento, rapidez, número de visitas e confiança. “E, em parceria com o Sebrae Nacional, temos a Academia Amazon Sebrae com muito conteúdo online, workshops ao vivo e suporte individual com um gerente de contas, que ajuda cada um a tirar todas as suas dúvidas, fazer o processo de entrar na Amazon, as melhorias, com muita tranquilidade”, ressalta Susan.
Ela explicou, ainda, como é realizado o cadastro de uma conta na Amazon, para poder colocar uma loja dentro do marketplace da plataforma. Inicialmente é preciso um e-mail e um número de celular válidos/operacionais; um CNPJ; um cartão de crédito e uma conta bancária. Para a verificação de identidade são aceitos RG, CNH ou passaporte, e um comprovante de endereço válido. E para vender na Amazon há dois planos: o Profissional cuja mensalidade é de R$ 19,00 mais a comissão da categoria (com acesso completo a todos os recursos da plataforma) e o Individual que é necessário o pagamento da comissão da categoria mais R$ 2,00 por item vendido (mas o acesso a recursos é limitado).
“Eu sempre recomendo o Profissional, pois tem uma mensalidade fixa e a comissão da categoria. E no Individual, se for vendido mais de dez produtos por mês, que é a intenção, já está pagando mais que a mensalidade”, completa Susan Koelln. Lembrou, ainda, que o repasse de pagamentos é quinzenal (com possibilidade de adiantamento sem custo), o depósito é automático na conta indicada e sempre à vista, independentemente se o cliente pagou parcelado. E que as comissões de vendas por categoria de produto entre 8% e 15%, cuja tabela pod ser acessada no link: https://venda.amazon.com.br/precos#comissoes-de-venda. E que a Amazon faz a coleta do produto, leva para um de seus CDs e entrega para os clientes.
Expansão de vendas
Já a gerente de Vendas Internacionais da Amazon destacou que há três países em que a plataforma realiza a expansão das vendas: Canadá, Estados Unidos e México, sendo que o mercado americano é o inicial, pois o alcance de tráfego de consumidores supera os 215 milhões de visitantes por mês. É como se toda a população do Brasil entrasse em um único local de compras mensalmente. E são mais de 100 milhões de usuários Prime. E há benefícios tributários para as exportações.
“Não é preciso abrir uma conta bancária nos EUA, não é preciso registrar uma empresa lá, não precisa falar inglês ou ter alguém para trabalhar lá. Isso descomplica a operação, em relação a um processo de exportação tradicional. A própria conta que tem na Amazon.com.br é feita a expansão, mostrando o nome da empresa e os países onde está atuando. Mas é importante fazer uma análise de mercado sobre a categoria do produto a ser vendido, usando a ferramenta no site amazon.com e verificar se seu produto cumpre com os requisitos e certificações exigidos pelas autoridades dos EUA, como a FDA, por exemplo. Uma situação relevante é que tendo a conta aberta nos EUA, passam a ter receita em dólares. E há uma empresa terceirizada que repassa os valores referentes às vendas realizadas”, diz.
Catálogos com mais qualidade e quantidade de informações facilitam o tráfego dos produtos . Quando é usado o FBA da Amazon nos EUA, têm uma vantagem competitiva pois têm o selo da Amazon. “Além disso, terá frete grátis para enviar suas encomendas dentro do México, Estados Unidos e Canadá, pois temos 120 CDs, desde que os produtos atendam às legislações. A partir do momento que a exportação do Brasil chega aos Estados Unidos, a Amazon assume toda a logística de distribuição. A princípio deve ser feita a escolha de um operador logístico e as primeiras remessas com valores abaixo de US$ 800,00. Gerenciamento da conta da empresa nos EUA, pois estratégias de comunicação e de anúncios patrocinados são necessárias, para fazer a construção da marca nesse novo mercado. A Amazon tem uma rede SPM, de prestadores de serviço, – contabilidade, catálogo, tributação, publicidade -, para dar todo o apoio necessário”, complementa Castañeda.
Tarifas
Uma vez que o produto está à venda num site nos Estados Unidos é realizado um pagamento de US$ 39,99 para as contas nos EUA e Brasil. Comissão sobre as vendas que variam de 8% a 20%, de acordo com a categoria do produto. Custos de logística (embalagem, transporte e manuseio) e de armazenagem. “É possível você ser um artesão, ter um negócio de família, e levar seus produtos para venda em todo o território americano, mas também expandir para outros mercados como a Europa ou a Ásia”, explica Glória Castañeda. E há a promoção de um ano de mensalidade grátis para o Plano Profissional no Brasil, fazendo com a mensalidade de R$ 19,90 seja isenta por 12 meses e apenas a partir do 13º mês seja iniciada esta cobrança.