ECOSSISTEMA DE INOVAÇÃO
Sebrae/CE destaca importância do STS 2024 para o desenvolvimento do Ceará
Por Marcelo - Em 22/10/2024 às 7:12 PM
O Sebrae Ceará promoveu, nesta terça-feira (22), a apresentação oficial do Siará Tech Summit 2024 (STS), evento que promove movimentar o ecossistema de inovação do Estado. De amanhã (23) até sexta-feira (25), o Centro de Eventos do Ceará (CEC) será palco de uma programação intensa, reunindo mais de 18 mil participantes para discutir tendências e transformações, novas formas de empreender no cenário digital, com foco especial no desenvolvimento de startups. Exemplos de startups de sucesso, como Airbnb, iFood e Uber, demonstram o impacto transformador dessas iniciativas no cotidiano das pessoas. A edição deste ano do STS contará com mais de 90 palestrantes, 70 conferências, nove palcos, 137 pitches, 284 expositores e um público inscrito que já ultrapassa 18.600 pessoas.
De acordo com Joaquim Cartaxo, superintendente do Sebrae/CE, o Siará Tech Summit se consolida a cada edição como um dos maiores eventos de inovação do Nordeste. “O expressivo número de inscritos reflete o crescimento e a importância do STS para o Ceará. Além de fomentar o surgimento de negócios disruptivos e aproximar a inovação dos setores tradicionais, o evento está alinhado à estratégia do Sebrae/CE de contribuir com o desenvolvimento regional, por meio da construção de uma rede integrada de ecossistemas de inovação em todo o Estado”, afirma.
Durante os próximos três dias, Fortaleza será um centro de convergência para novas visões de futuro, tendências emergentes e oportunidades no universo digital. Em sua terceira edição, o STS apresentará cerca de 300 startups cearenses, promovendo uma troca de conhecimentos e experiências, festivais de jogos e rodadas de negócios. Startups pré-selecionadas, de acordo com seu estágio de atualização, terão a chance de se reunir com 13 investidores de todo o Brasil, buscando concretizar parcerias comerciais e fomentar o avanço tecnológico em diversos setores.
Conexão global
Uma das iniciativas mais aguardadas nesta edição será o concurso que selecionará três startups para representar o Ceará em um dos maiores eventos de inovação do mundo, o Web Summit 2024, que ocorrerá em Lisboa, de 11 a 14 de novembro. Os vencedores terão a oportunidade de apresentar suas soluções na Europa, com direito a passagens aéreas, credenciais para o evento e troféus. Para participar, as startups precisam ter, no mínimo, 12 meses de existência, CNPJ registrado no Ceará e serem expositores oficiais do Siará Tech Summit 2024.
Herbart Melo, articulador da Unidade de Gestão de Ambientes de Inovação do Sebrae/CE, destaca que o principal objetivo do STS é proporcionar aos empresários acesso a soluções tecnológicas que impulsionem o desenvolvimento das micro e pequenas empresas (MPEs) no Ceará. “A expectativa é que as rodadas de negócios possam gerar cerca de R$ 10 milhões para as startups cearenses, muitas das quais são reconhecidas nacionalmente, figurando no Top 1.000 (21), Top 100 (4), Top 30 (4) e até mesmo uma no Top 10 do Brasil”, ressalta Melo, que acredita que o STS 2024 contribuirá significativamente para a divulgação dessas startups, disponibilizando o terreno para um evento ainda maior em 2025.
Hub tecnológico
Com uma infraestrutura tecnológica robusta, que inclui a chegada de todos os cabos de fibra óptica no Brasil e a instalação de data centers de última geração, o Ceará se posiciona como um polo privilegiado para o desenvolvimento de negócios inovadores. Essa aliança estratégica entre startups e empresas tradicionais, reforçada por iniciativas como o Siará Tech Summit, fortalece o ecossistema local, ajudando o Estado a se destacar no cenário nacional e internacional.
Além disso, o investimento em educação contínua contribui para consolidar o Ceará como um celeiro de talentos. O objetivo não é apenas reter os profissionais que já estão no Estado, mas também atrair de volta as mentes brilhantes que deixaram a região. Ao se despontar como um centro de inovação, o Ceará reafirma seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e o fortalecimento de um futuro tecnológico promissor, que combina empreendedorismo, infraestrutura e educação de excelência.