RETOMADA ECONÔMICA
Sebrae-CE discute ações pós-pandemia e apresenta programa referência no Brasil
Por Marcelo - Em 10/06/2020 às 10:21 PM
O presidente do Sebrae Nacional Carlos Melles, e os diretores Eduardo Diogo (Administração e Finanças) e Bruno Quick (Técnico), conversaram durante quase três horas com o presidente do Conselho de Administração, Ricardo Cavalcante; o superintendente Joaquim Cartaxo, além dos diretores Alci Porto e Airton Gonçalves, todos do Sebrae-CE. A reunião virtual aconteceu nesta quarta-feira (10), para debater o replanejamento das ações que serão implementadas após a pandemia do novo coronavírus.
Segundo o presidente do Conselho do Sebrae-CE, a reunião durou cerca de três horas e foram discutidas ações futuras da entidade. “Nos reunimos para fazer as projeções até o final do ano, os cortes que o Sistema-S teve, bem como as ações que iremos implementar nos próximos meses”, afirmou Ricardo Cavalcante.
Além disso, foi apresentado o Programa Revita, estruturado aqui no Ceará e que está em fase final de formatação, com eixos baseados na Gestão 4.0, voltada para o mundo digital, contendo todas as ferramentas que os empresários precisam para se comunicar, e em inovação, para que as empresas possam montar seus diversos processos dentro de um ambiente digital, alcançando novos mercados e o relacionamento com seus clientes.
“O programa auxilia na tomada de decisões das empresas, baseado em uma série de dados e soluções. Também foi definido um eixo do território, já que a pandemia trouxe o fator do consumo local, pois ninguém podia se deslocar muito, e isso gerou um melhor conhecimento dos pequenos negócios próximos, estimulando o consumo solidário”, explicou Alci Porto, diretor Técnico do Sebrae-CE.
O último eixo foi o das políticas públicas, inclusive desenvolvida uma cartilha em parceria com a Aprece, mostrando o que os municípios podem fazer para resgatar as micro e pequenas empresas que sofreram fortes impactos devido à pandemia. O Programa Revita, que foi apresentado e despertou o interesse do Sebrae Nacional, deverá ser referência para a recuperação dos negócios em outros estados brasileiros.
O evento ainda contou com a presença de Oscar Motomura, presidente da Amana-Key, empresa especializada em soluções inovadoras nas áreas de gestão, estratégia e liderança de organizações privadas, públicas e da sociedade civil.