VIVENCIAR EXPERIÊNCIAS
Sebrae-CE e Fecomércio debatem todas as potencialidades do ‘Turismo Criativo’
Por Marcelo - Em 08/12/2023 às 1:53 PM
O Conselho de Turismo e Hospitalidade da Fecomércio Ceará (Cetur) e o Sebrae-CE promoveram o seminário ‘Turismo Criativo no Ceará: Potencialidades, desafios e inovação’. A ideia do encontro, que reuniu o superintendente do Sebrae-CE e presidente do Cetur, Joaquim Cartaxo; a secretárias estaduais de Turismo e Cultura – Yrwana Guerra e Luísa Cela, respectivamente -, além do diretor regional do Sesc-CE, Henrique Javi, foi encontrar formas para explorar o conceito de ‘Turismo Criativo’.
Segundo Joaquim Cartaxo – que abriu o seminário, tendo como mediador o secretário do Cetur, Marcos Pompeu -, é importante perceber que as pessoas que se sentam, hoje, numa mesa, tomam banho de piscina ou de mar e comem peixe ou camarão, vão passar a querer mais de um destino turístico. “Vão querer vivenciar, experenciar coisas novas. Participar do modo de vida local, conhecer e interagir com os costumes e tradições. Vão desejar levar para casa momentos que ficarão marcados. Isso é ‘Turismo Criativo’. Seja dançar com os índios ou conhecer comunidades quilombola. E, assim, esses turistas serão os protagonistas de suas viagens,” afirma. E destacou ser necessário mais trabalho em conjunto. Um relacionamento estreito entre todos que fazem o turismo no Estado.
Para a secretária Ywanna Guerra, os milhares de turistas do Brasil e exterior que visitam o Ceará todos os anos, vêm para absorver um pouco do jeito de ser cearense, bem humorado, hospitaleiro. “A nossa cearensidade. Eles vêm para mergulhar com pescadores, conhecer a moradia. Isso é ‘Turismo Criativo’. É cultura, é criar o imaginário, é saber o que cozinham e o que tecem as mulheres dos pescadores. Essa é a tendência. Por isso, precisamos estar atualizados, sempre”, reforça.
A titular da Secult, não só apoiou todos esses argumentos apresentados, como ressaltou que é preciso ampliar o campo de atuação também na área da cultura e buscar explorar as potencialidades, inclusive dos equipamentos culturais existentes. Alguns, inclusive recuperados, e que são importantes atrativos turísticos”, lembra Luísa Cela.
Já o diretor do Sesc Ceará, Henrique Jorge Javi, fez um balanço das ações do Sesc e do avanço do Sistema Fecomércio em relação à sustentabilidade e em outras áreas, salientando que, primeiro, é preciso focar no turista interno. “O Ceará para os cearenses”, assevera.