EMPREENDEDORISMO E CRIATIVIDADE
Sebrae Ceará entrega prêmio Prefeito Empreendedor durante solenidade no Teatro do Shopping RioMar Fortaleza
Por Marcelo - Em 17/05/2022 às 12:51 PM
O Sebrae Ceará realiza nesta quinta-feira (19), no Teatro do Shopping RioMar Fortaleza, a partir das 14h30, a entrega do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, que chega à sua 21ª edição. Reconhecer as boas práticas dos gestores municipais de todo o País em prol do desenvolvimento territorial e fortalecimento dos pequenos negócios é o principal objetivo da premiação, que este ano destaca o papel dos gestores públicos comprometidos com o desenvolvimento socioeconômico dos seus municípios, a partir de projetos e ações que estimulam a formalização, o crescimento e a competitividade dos pequenos negócios.
Nesta edição, participam da premiação 55 projetos, inscritos por 48 gestores municipais cearenses que encontraram na iniciativa do Sebrae uma forma de valorização das suas gestões municipais, já que o prêmio é um instrumento valioso para identificar prefeitos e prefeitas que enxergam nos pequenos negócios, aliados na promoção do emprego, da renda, da inovação e do desenvolvimento econômico. Usando, com essa finalidade, o empreendedorismo, a inventividade e a criatividade, para fomentar uma governança voltada à melhoria do ambiente de negócios, transformação digital e desburocratização.
O prêmio
Criado em 2001, o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor (PSPE) já realizou dez edições, contando com a participação de cerca de 10 mil inscritos, com 918 projetos vencedores estaduais e 94 projetos vencedores nacionais. Foram mais de 600 municípios premiados em todo o Brasil. Levantamento feito pelo Sebrae na última edição identificou que 70% dos prefeitos vencedores foram reeleitos e que os municípios empreendedores são os que mais geram empregos.
Nesta 21ª edição do PSPE, foram inscritos projetos em oito categorias: Desburocratização; Sala do Empreendedor; Compras Governamentais; Empreendedorismo na Escola; Marketing Territorial e Setores Econômicos; Inovação e Sustentabilidade; Cooperação e Governança Regional, além de Cidade Empreendedora.