ESTRATÉGIAS
Sebrae dá dicas para MPEs superarem este momento de retração nas vendas
Por Marcelo - Em 17/03/2020 às 4:22 PM
Os problemas causados pela pandemia de Covid-19 em todo o planeta, chamou a atenção do Sebrae, que está desenvolvendo uma série de soluções para auxiliar as micro e pequenas empresas (MPEs) a superarem esse momento complicado.
Segundo o gerente de Relacionamento com o Cliente do Sebrae, Enio Pinto, a crise pode ser uma oportunidade para o empreendedor criar soluções inovadoras, que contribuam com o desenvolvimento e a profissionalização do negócio.
“No passado, as grandes empresas engoliam as pequenas. Hoje, nós vemos que são as empresas mais ágeis que superam as mais lentas. E, nesse sentido, o pequeno negócio tem mais agilidade e pode se adequar mais rapidamente e dar respostas mais rápidas”, disse.
Ele destaca que a crise é causada por um problema de caixa. Na medida em que a população se vê forçada a circular menos e evita sair de casa, o consumo de produtos e serviços tende a ter uma queda significativa. Nesse caso é preciso reforçar as receitas e reduzir as despesas.
Para tentar aumentar as vendas e diminuir custos o Sebrae orienta que os empresários utilizem as mídias sociais, pois o cliente se retraiu e está praticamente recluso em casa. Uma solução rápida e de baixo custo é investir na criação de perfis da empesa nas principais mídias sociais (Instagram e Facebook).
Se a empresa ainda não conta com ferramentas de venda online, o e-commerce, esse é o momento de tomar essa atitude, avaliando qual das diferentes plataformas disponíveis no mercado mais se adequa às suas necessidades.
Prestadores de serviço e negócios de alimentação fora do lar devem se adequar para pagar as taxas cobradas pelos aplicativos de delivery do que não vender nada. No segmento de alimentação, a adesão dos bares e restaurantes a esses aplicativos se tornou praticamente uma necessidade neste momento de crise provocada pelo Covid-19.
É fundamental que o empreendedor conheça profundamente os custos da sua empresa e seja capaz de avaliar quais são aqueles imprescindíveis para manter o negócio operando. Em um contexto de queda do faturamento, ele precisa priorizar aqueles que são realmente fundamentais e cortar ou reduzir os demais.
E como última dica ressalta que é preciso negociar com os fornecedores um melhor prazo para cumprir seus compromissos, pois isso pode trazer o fôlego necessário para manter em dia aqueles gastos e despesas que não podem ser adiados.