AUMENTAR A COMPETITIVIDADE E A PRODUTIVIDADE
Sebrae Nacional e FIEC fecham parceria de R$ 15 milhões para investimentos no fortalecimento da indústria regional
Por Marcelo - Em 23/08/2021 às 8:04 PM
O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará, Ricardo Cavalcante, e o diretor de Administração e Finanças do Sebrae Nacional, Eduardo Diogo, assinaram nesta segunda-feira (23), um Convênio de Cooperação Técnica e Financeira para lançamento de 17 novos projetos entre as instituições. Serão investidos R$ 15 milhões e a parceria possibilitará o fortalecimento da indústria regional, a geração de emprego e renda no Estado.
“Hoje é um momento histórico. Pela primeira vez a FIEC realiza convênio com o Sebrae Nacional. São 17 projetos que possibilitarão o fortalecimento das indústrias cearenses, através de nossos 40 sindicatos. Eles serão voltados para as áreas de inovação e tecnologia, qualificação profissional, economia do mar, entre outras. Projetos diversos e disruptivos que irão promover o desenvolvimento das micro, pequenas e médias empresas cearenses”, destacou Ricardo Cavalcante.
Serão desencadeadas ações estratégicas para atender os sindicatos associados à FIEC, além de empresas de vários segmentos nos próximos dois anos. O objetivo principal da parceria é o fortalecimento do setor industrial, através de ações com foco na transformação digital, mercado, inovação, encadeamento produtivo, e melhoria de processo e associativismo, possibilitando, inclusive, a interiorização das atividades industriais.
“Nosso grande intuito é melhorar a vida das pessoas. Encontramos na FIEC o ambiente perfeito para tocar essas ações. Essa iniciativa se enquadra em um projeto nacional do Sebrae, que está dentro dos nossos eixos estratégicos. Para nós, é uma alegria muito grande contar com a FIEC como parceira nesse que é um mar de oportunidades”, afirmou Eduardo Diogo. Ele ainda citou sua admiração em ver os esforços que o presidente Ricardo Cavalcante está fazendo para fortalecer os sindicatos e as indústrias da Federação do Ceará.
Dentre os principais projetos que serão desenvolvidos a partir dessa parceria entre a FIEC e o Sebrae, estão os hyperclusters de Economia do Mar; incremento da produtividade e competitividade da indústria moveleira; desenvolvimento de plataforma digital para o setor de energia; inovação de produtos e processos com a utilização da biotecnologia e nanotecnologia nas micro e pequenas indústrias cearenses; fortalecimento da cadeia produtiva da moda; desenvolvimento de práticas de inteligência de mercado; marketplace integrado, e muito mais.
Estiveram presentes o superintendente Joaquim Cartaxo, além de Alci Porto e Airton Gonçalves Júnior (diretores), todos do Sebrae-CE; Carlos Prado, 1º vice-presidente da FIEC; Rodrigo Nogueira, secretário Municipal do Desenvolvimento Econômico; Chico Esteves, Edgar Gadelha, Agostinho Alcântara e Eulálio Costa, todos diretores da FIEC; Dana Nunes, superintendente do IEL-CE; Paulo André Holanda, diretor do Senai-CE; Veridiana Soares, superintendente do Sesi-CE; Karina Frota, gerente do CIN; Sérgio Lopes, Superintendente de Relações Institucionais da FIEC; além de presidentes de sindicatos da Indústria cearense e convidados.