DESIGN BRIDGE AND PARTNERS

Sebrae reconhecido como a marca mais Socialmente Responsável do Brasil

Por Marcelo - Em 30/10/2024 às 1:41 PM

O Sebrae foi consagrado como a marca mais Socialmente Responsável entre as empresas e instituições brasileiras em 2024, segundo o ranking da Design Bridge and Partners, publicado pelo jornal Valor Econômico. Este prestigiado reconhecimento baseia-se nos dados do BAV – Brand Asset Valuator – que avalia mais de 1.500 marcas no Brasil, com insights de 18 mil participantes. E também conquistou o segundo lugar no Ranking das Marcas Brasileiras Mais Fortes para a Geração X (nascidos entre 1965 e 1980) e figura, pelo terceiro ano seguido, entre as dez mais poderosas do Brasil no ranking geral.

Sebrae consolida posição entre as dez marcas mais poderosas do Brasil

Os dados revelam que, em 2024, o Sebrae alcançou um índice de 95,72% entre as marcas avaliadas. Pertencente à WPP, o BAV é o mais abrangente e histórico banco de dados de marcas do mundo, com mais de três décadas de pesquisa e 60.000 marcas catalogadas. No Brasil, o ranking destaca aquelas presentes nas principais capitais, respeitando a estratificação de renda do IBGE.

O presidente do Sebrae, Décio Lima, afirma que este reconhecimento traduz o impacto que o Sebrae já exerce na vida dos brasileiros. “Somos uma porta para a realização de sonhos. Estamos diariamente ao lado de milhões de empreendedores, que ajudam a construir a diversidade econômica dos pequenos negócios, hoje responsáveis ​​por mais de 90% das empresas do Brasil”, ressalta Lima.

Segundo os pequenos negócios são fundamentais na geração de empregos, na redistribuição de renda e na redução das desigualdades. “Empreender é um desafio, e o Sebrae está aqui para apoiar essa jornada, oferecendo cursos, consultorias e, acima de tudo, a nossa missão de construir um Brasil mais justo”, completa o presidente.

Melhor avaliação

De acordo com o jornal Valor Econômico, em 2024 o Sebrae ampliou sua avaliação em conhecimento, estimativa e relevância entre as marcas no Brasil. A instituição se destaca como única do segmento de educação a integrar o ranking, superando a presença de marcas dos setores de serviços financeiros, varejo, saúde e beleza, que têm um papel cotidiano na vida dos brasileiros.

Os organizadores do ranking sublinham que as marcas que simplificam suas narrativas e promovem impactos sociais claros estão conquistando cada vez mais espaço na percepção dos consumidores. Neste contexto, o Sebrae, ao capacitar pelo conhecimento e promover a transparência, reafirma sua posição de liderança. A associação entre empreendedorismo e inclusão social solidificou a imagem do Sebrae como um agente ativo de responsabilidade social.

De acordo com Margarete Coelho, diretora de Administração e Finanças do Sebrae, o duplo reconhecimento da instituição – como marca mais Socialmente Responsável e a segunda Mais Forte para a Geração X -, soma-se ao título de ‘Lugar incrível para trabalhar’, concedido pela Fundação Instituto de Administração (FIA/USP). Ela enfatiza que esse título reflete um ambiente organizacional que valoriza o bem-estar, inclusão, desenvolvimento e satisfação dos colaboradores, com uma cultura baseada em respeito, confiança e oportunidades de crescimento.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business