DESIGN BRIDGE AND PARTNERS
Sebrae reconhecido como a marca mais Socialmente Responsável do Brasil
Por Marcelo - Em 30/10/2024 às 1:41 PM
O Sebrae foi consagrado como a marca mais Socialmente Responsável entre as empresas e instituições brasileiras em 2024, segundo o ranking da Design Bridge and Partners, publicado pelo jornal Valor Econômico. Este prestigiado reconhecimento baseia-se nos dados do BAV – Brand Asset Valuator – que avalia mais de 1.500 marcas no Brasil, com insights de 18 mil participantes. E também conquistou o segundo lugar no Ranking das Marcas Brasileiras Mais Fortes para a Geração X (nascidos entre 1965 e 1980) e figura, pelo terceiro ano seguido, entre as dez mais poderosas do Brasil no ranking geral.
Os dados revelam que, em 2024, o Sebrae alcançou um índice de 95,72% entre as marcas avaliadas. Pertencente à WPP, o BAV é o mais abrangente e histórico banco de dados de marcas do mundo, com mais de três décadas de pesquisa e 60.000 marcas catalogadas. No Brasil, o ranking destaca aquelas presentes nas principais capitais, respeitando a estratificação de renda do IBGE.
O presidente do Sebrae, Décio Lima, afirma que este reconhecimento traduz o impacto que o Sebrae já exerce na vida dos brasileiros. “Somos uma porta para a realização de sonhos. Estamos diariamente ao lado de milhões de empreendedores, que ajudam a construir a diversidade econômica dos pequenos negócios, hoje responsáveis por mais de 90% das empresas do Brasil”, ressalta Lima.
Segundo os pequenos negócios são fundamentais na geração de empregos, na redistribuição de renda e na redução das desigualdades. “Empreender é um desafio, e o Sebrae está aqui para apoiar essa jornada, oferecendo cursos, consultorias e, acima de tudo, a nossa missão de construir um Brasil mais justo”, completa o presidente.
Melhor avaliação
De acordo com o jornal Valor Econômico, em 2024 o Sebrae ampliou sua avaliação em conhecimento, estimativa e relevância entre as marcas no Brasil. A instituição se destaca como única do segmento de educação a integrar o ranking, superando a presença de marcas dos setores de serviços financeiros, varejo, saúde e beleza, que têm um papel cotidiano na vida dos brasileiros.
Os organizadores do ranking sublinham que as marcas que simplificam suas narrativas e promovem impactos sociais claros estão conquistando cada vez mais espaço na percepção dos consumidores. Neste contexto, o Sebrae, ao capacitar pelo conhecimento e promover a transparência, reafirma sua posição de liderança. A associação entre empreendedorismo e inclusão social solidificou a imagem do Sebrae como um agente ativo de responsabilidade social.
De acordo com Margarete Coelho, diretora de Administração e Finanças do Sebrae, o duplo reconhecimento da instituição – como marca mais Socialmente Responsável e a segunda Mais Forte para a Geração X -, soma-se ao título de ‘Lugar incrível para trabalhar’, concedido pela Fundação Instituto de Administração (FIA/USP). Ela enfatiza que esse título reflete um ambiente organizacional que valoriza o bem-estar, inclusão, desenvolvimento e satisfação dos colaboradores, com uma cultura baseada em respeito, confiança e oportunidades de crescimento.