FEIRA INTERNACIONAL

Secretários de Estado cumprem agenda na China em busca de investimentos

Por Redação - Última Atualização 25 de setembro de 2023

Salmito Filho Cumpre Agenda Na China

A secretária das Relações Internacionais, Roseane Medeiros, e o titular da SDE, Salmito Filho, estão na China desde 6 de setembro

De olho no potencial dos chineses para investirem no Ceará, uma comitiva do Governo do Estado está no país asiático desde o dia 6 de setembro para participar da Feira Internacional de Investimento e Comércio da China (CIFIT), em Xiamen, província de Fujian. A agenda da missão foi planejada pela Secretaria de Relações Internacionais, liderada pela secretária Roseane Medeiros, que, ao lado do secretário do Desenvolvimento Econômico do Ceará, Salmito  Filho, visitou importantes empreendimentos chineses, a exemplo do Centro de Exibição do Planejamento Urbano da cidade, cuja população supera cinco milhões de habitantes, e da empresa de tecnologia e big data Zoe Soft, que atua no setor da saúde e na gestão de hospitais.

Roseane Medeiros e Salmito Filho também cumpriram agenda de trabalho no Centro de Serviços Públicos de Economia Marítima de Xiamen, onde foram detalhados os 14 planos decenais de planejamento da cidade. Com 140 anos de planejamento, Xiamen chegou à condição de desenvolvimento econômico envolvendo as suas vocações locais de cidade litorânea com a articulação de várias economias relacionadas: turismo, economia criativa da cultura local, economia da pesca marítima com desenvolvimento de ciência e tecnologia, produzindo patentes e alavancando o setor industrial marítimo, agregando valor e gerando oportunidades produtivas.

A titular da Secretaria de Relações Internacionais do Ceará destaca que a província de Fujian possui um acordo de cooperação com o Ceará que é muito valorizado pelos chineses, abrindo muitas portas para negócios em diferentes áreas, com destaque para as energias renováveis. “O Ceará está vivendo um momento de muito otimismo, uma vez que a transição energética é um compromisso de todos os países, inclusive da China. Há muito interesse do mundo em investir em países que têm grande potencial na área de energia renovável, que é o nosso caso. Dentro da nossa competência de atrair investimentos estrangeiros, organizamos essa missão para a China”, destaca Roseane Medeiros..

Conforme a secretária, a comitiva cearense realizou reuniões com diversos representantes governamentais chineses. “Com certeza, isso selou, de uma forma muito especial, a relação entre o estado do Ceará e a China. Os investidores chineses estão vindo para o Ceará, não só os da província de Fujian, mas também de outras províncias. Temos vários protocolos firmados, incluindo alguns assinados na China, em abril, durante a visita do presidente Lula e do governador Elmano de Freitas”, afirma.

Evento

A 23ª CIFIT engloba a Feira Internacional de Investidores, com a representação de províncias chinesas e de países estrangeiros, além de uma programação que inclui diversos seminários. “Pudemos discutir a estratégia especial chinesa, que engloba várias ações que fazem parte da política pública de desenvolvimento econômico da China, incluindo a Zona Especial de Desenvolvimento Econômico. Foi uma experiência enriquecedora e produtiva para fortalecer nossos laços econômicos e comerciais com a China”, relatou Salmito.

No sábado (9), os secretários participaram do Seminário China e Brasil, na 23ª CIFIT, e de reuniões com representantes de sete empresas chinesas interessadas em investir no Ceará. Na sequência, a comitiva visitou a sede do Complexo Industrial e Portuário de Xiamen, onde foi recebida pelo presidente da companhia. Foram apresentados números impressionantes do 14º maior porto do mundo.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business