
Novos negócios
Segurança jurídica é chave para atrair investimentos, revela pesquisa
Por Anchieta Dantas Jr. - Em 10/04/2025 às 9:00 AM

Conforme o estudo, 79% dos respondentes acreditam que a segurança jurídica é responsável por atrair mais investimentos Foto: Freepik
A primeira rodada do Índice de Segurança Jurídica e Regulatória (Insejur) revela que a segurança jurídica no Brasil está em 35, numa escala de zero (total insegurança) a 100 (total segurança). Esse índice, considerado moderado a baixo, reflete a percepção do setor privado sobre a previsibilidade e consistência jurídica, eficiência do sistema, estabilidade legislativa e impacto econômico no país.
Segundo a pesquisa, 79% dos respondentes acreditam que a segurança jurídica é responsável por atrair mais investimentos. Enquanto isso, 12% dos participantes concordam totalmente que as agências reguladoras dificultam a aplicação de recursos, enquanto 35% concordam parcialmente.
O Insejur, criado pelo JOTA, plataforma on-line de comunicação e ciência de dados, em parceria com professores do Insper, avalia a percepção do setor privado sobre a segurança jurídica no Brasil. A pesquisa, que alcançou representantes das mil maiores empresas do país, utiliza um modelo de ponderação para refletir a realidade econômica brasileira, considerando os setores de agropecuária, indústria e serviços.
Mais notícias


PAGAMENTOS
