AGILIZAR PROCESSOS
Semace entrega licença prévia ao CIPP para instalar o Hub de Hidrogênio Verde
Por Marcelo - Em 25/10/2023 às 6:26 PM
A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) entregou nesta quarta-feira (25), a licença prévia do Hub de Hidrogênio Verde (H²V) ao Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP S/A). A entrega, realizada durante o Fiec Summit 2023, que acontece no Centro de Eventos do Ceará até amanhã, marca mais uma etapa do processo de licenciamento do projeto, que visa transformar o Ceará em um produtor, distribuidor e exportador de hidrogênio e amônia verde.
“Com a licença prévia, conseguimos agilizar o processo para as empresas que estão se instalando no Complexo do Pecém. Elas ganham um tempo para avançar mais rapidamente nos seus processos”, destaca o presidente do Complexo do Pecém, Hugo Figueirêdo. O secretário do Desenvolvimento Econômico, Salmito Filho, esteve representando o governador Elmano de Freitas e, na ocasião, assinou o contrato entre FIEC, Governo do Ceará, IXL Center e MIT, para a entrega Masterplan do Hidrogênio Verde. No mês passado, o Conselho Estadual do Meio Ambiente (Coema) já havia aprovado a implementação do Hub de H²V no Complexo do Pecém. A votação teve 20 votos a favor, quatro contrários e uma abstenção.
Na ocasião, o superintendente da Semace, Carlos Alberto Mendes, destacou que o Ceará faz história de forma planejada e organizada. “O projeto utilizará uma área da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do Ceará, destinada para as usinas do Hidrogênio Verde. As empresas terão a oportunidade de iniciar o processo na etapa de licença de instalação, visto que todo estudo da área foi realizado, EIA/Rima (Estudo de Impacto Ambiental e seu respectivo Relatório) foi aprovado com mais de 25 planos e programas para mitigação dos impactos ambientais, além de potencializar os impactos positivos”, afirma. Ao todo, o projeto prevê a instalação de indústrias, tancagens e um corredor logístico em uma área de cerca de 1.265 hectares no Complexo do Pecém.
Pré-contrato
Ainda no FIEC Summit, o Complexo do Pecém e a Cactus Energia Verde assinaram um pré-contrato para produção de hidrogênio e amônia verde no CIPP. Trata-se do quarto pré-contrato firmado para o Hub de Hidrogênio Verde do Ceará e que estima um investimento de US$ 2 bilhões. O projeto prevê a instalação de uma unidade fabril que abrigará 1,12 GW de eletrólise de H²V após sua conclusão, com capacidade de produzir 190 quilotons de hidrogênio renovável e mais de um milhão de toneladas de amônia renovável por ano.
O projeto, a ser instalado no Setor 2 da ZPE Ceará, integra a Fase I da Cactus e está programado para iniciar suas operações em 2027. Somente durante a sua fase de construção, o projeto da desenvolvedora de energias renováveis deve gerar aproximadamente 5 mil empregos altamente qualificados, sendo mantidos mais de 600 cargos operacionais depois de concluído, segundo projeções da empresa.