QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL
Senai Ceará se consolida na liderança da empregabilidade de egressos no Brasil
Por Marcelo - Em 06/12/2024 às 10:45 AM
Reconhecido pela qualidade de seu ensino, o Senai Ceará reafirma sua posição de liderança no cenário nacional. Mais uma vez, o Departamento Regional figura entre os que apresentam os maiores índices de empregabilidade de egressos, tanto nos cursos de Aprendizagem Industrial quanto nos de Qualificação Profissional. Os dados, referentes ao biênio 2022-2024, foram divulgados pelo Sistema de Acompanhamento Permanente de Egressos do Senai (Sapes).
No panorama nacional, as áreas de maior mobilidade empregabilidade em qualificação profissional incluem refrigeração e climatização (88,6%), energia (83,9%), gestão e logística (67,9%) e tecnologia da informação (67,2%).
No Ceará, os números refletem resultados ainda mais robustos: refrigeração e climatização atingem impressionantes 97,4%, seguidas por energia (88,2%), tecnologia da informação (74,4%), gestão (73,8%) e logística ( 73,4%). O desempenho excepcional garantiu ao Senai Ceará a terceira posição nacional, atrás apenas dos estados do Espírito Santo e Mato Grosso.
Na modalidade de Aprendizagem Industrial, o Ceará acompanha as tendências nacionais. Couro e calçados se destacam com índices de empregabilidade de 78,4% no Brasil e 76,9% no Ceará. Já na área de gestão, o desempenho cearense impressionou: 86,2%, acima da média nacional de 74,5%. Este resultado coloca o Ceará entre os três melhores do Brasil, junto com Pernambuco e Goiás.
Nível Técnico
No nível técnico, o cenário nacional é liderado pelas áreas de telecomunicações (98%), refrigeração e climatização (95,3%) e energia (91,7%). No Ceará, os setores mais destacados são automação e mecatrônica (89,7%), energia (89,2%) e metalmecânica (91,4%).
Os resultados confirmam a credibilidade do Senai Ceará na formação de profissionais altamente capacitados, contribuindo de forma significativa para o crescimento da indústria e da economia, tanto no Estado quanto no País.
“O Senai Ceará forma os melhores técnicos do Brasil, assim como os aprendizes. Os dados nos trazem muita alegria e demonstram que estamos no caminho certo. Isso reforça nosso compromisso em continuarmos fazendo nosso trabalho de educação profissional para servir à indústria e à sociedade“, destaca Sônia Parente, gerente da Unidade de Educação do Senai Ceará.
Com resultados expressivos e um impacto inegável na empregabilidade de seus egressos, o Senai Ceará segue como referência no ensino profissional, promovendo transformação e desenvolvimento em todos os setores da economia cearense.