CAPACITAR PROFISSIONAIS
Senai e Furukawa inauguram laboratório de qualificação em redes de fibra óptica
Por Marcelo - Em 27/03/2024 às 5:20 PM
O Senai Ceará e a Furukawa Electric LatAm inauguraram na próxima quarta-feira (3), o primeiro laboratório de formação prática em telecomunicações da multinacional do setor de infraestrutura de rede. O equipamento terá como foco a capacitação de profissionais em projetos, instalação, manutenção e medição em redes de fibra óptica. Na primeira fase, serão ministrados três cursos: Práticas em redes externas, Medições em redes ópticas e Emendas ópticas.
A expectativa é que ocorra, no mínimo, uma turma com até 20 alunos de cada um dos treinamentos, a cada seis meses, com a capacitação de 120 profissionais por ano. “Este laboratório permite a combinação de conhecimentos e recursos de ambas as organizações, resultando em um programa mais abrangente e de maior qualidade. Além disso, essa colaboração pode ampliar o alcance do treinamento, atingindo um público maior e formando muito mais profissionais qualificados para o mercado”, afirma Fernanda Camargo de Oliveira, da área de Treinamento da Furukawa.
De acordo com o diretor Regional do Senai Ceará, Paulo André Holanda, a parceria para a instalação do laboratório é um grande passo para a formação de mão de obra qualificada no setor. “Agradeço ao presidente do Sindmest-CE, Juarez Holanda, que, juntamente com Pedro Alfredo (ex-presidente do sindicato e Conselheiro Fiscal da FIEC), trouxeram a Furukawa para o Senai Ceará. É uma parceria extremamente importante para o setor de Tecnologia da Informação, com laboratórios de primeiro mundo. Isso vai agregar muito ao nosso portfólio de cursos e gerar grandes entregas para a sociedade, já que Fortaleza é o segundo maior Hub de cabos submarinos de fibra óptica do planeta”.
O Ceará é um grande polo em desenvolvimento nos segmentos de TI e Telecom. Considerando a sua posição geográfica, Fortaleza é a cidade da América Latina que concentra todos os cabos submarinos que partem (ou chegam) para os Estados Unidos, Europa e África. Isto significa que o potencial de transmissão e roteamento de dados, na capital cearense, chega a ser maior do que o de São Paulo, por exemplo.
Desde a criação do projeto Cinturão Digital com fibra óptica, iniciado em 2007, a demanda por profissionais é elevada. Atualmente, o programa do Governo do Estado possui 5.800 quilômetros de rede própria, com o objetivo de chegar a 7.000 quilômetros, visando interligar os 184 municípios cearenses.
Serviço
Inauguração do Laboratório Furukawa/Senai Ceará
Data: 03/04 (quarta-feira), às 14h30
Local: Senai Centro – Rua Padre Ibiapina, 1.280, Jacarecanga.