INOVAÇÃO ABERTA
Senai fecha parcerias com indústrias e startups com valor global de R$ 600 mil
Por Marcelo - Em 26/01/2023 às 1:32 PM
O uso da inovação e da tecnologia têm auxiliado as empresas a resolverem diversas de suas demandas e a iniciativa privada busca a saída nas ideias apresentadas pelas startups. Foi exatamente nesse contexto que a Plataforma de Inovação para a Indústria do Departamento Nacional do Senai criou o programa de inovação aberta Startup Tech, que tem o objetivo de viabilizar cada vez mais o fomento do setor industrial.
Com foco nessas soluções, executivos ligados a quatro startups e indústrias deram, nesta quarta-feira (25), um importante passo para a expansão de suas unidades, ao assinarem os contratos que vão proporcionar uma maior aproximação de seus interesses. A cerimônia realizada no Instituto Senai de Tecnologia (IST), em Maracanaú, foi marcada pela participação dos executivos do Departamento Nacional do Senai (Unitec e Unimercado) Roberto Medeiros, Larissa de Paiva Silva e Paulo Henrique Freitas.
Ao visitar as instalações da unidade, eles conheceram os desafios das indústrias e as soluções propostas pelas startups. A indústria Durametal se conectou com a Realize Software Ltda; já a Alyne Cosméticos estabeleceu parceria com a Smartgears; a Cialne contratou a Trinovatti, enquanto a Sou Energy vai apresentar suas demandas para a startup RMTP Software. As quatro conexões mobilizam o valor total de R$ 600 mil. Os projetos serão executados no IST de Maracanaú, que auxiliará as indústrias e startups na validação da prova de conceito dos seus projetos. Além disso, receberão mentorias de negócio no Habitat de Inovação.
O contrato foi considerado uma conquista para o crescimento das indústrias e startups. “A integração entre o Instituto Senai de Tecnologia, a Unidade de Inovação e Tecnologia do Senai-CE e o CIS (Centro de Inovação do Sesi-CE) que formam o ambiente de inovação das casas e, junto com a unidade de educação, nos dá a certeza que faremos as entregas com qualidade e eficácia que é a diretriz do nosso presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, e sua diretoria”, disse o superintendente do Sesi Ceará e diretor Regional do Senai Ceará, Paulo André Holanda.
O gerente Executivo de Inovação e Tecnologia do Senai Nacional, Roberto de Medeiros Júnior, disse que os contratos representam uma conquista. “O histórico de competências e ações do Instituto Senai de Tecnologia no Ceará, somado ao espírito inovador das indústrias e startups cearenses, possibilitaram o sucesso da chamada Startup Tech, que além de atender às necessidades locais, pode gerar produtos inovadores para todo o País”, finalizou.