DEMANDAS ESSENCIAIS
Serviços prestados por cartórios chegam à marca de três milhões em todo o Ceará
Por Marcelo - Em 11/11/2024 às 1:21 PM
Os cartórios do Ceará desempenham um papel essencial na vida cotidiana da população, oferecendo serviços de maneira confiável, cidadã e acessível, sempre com foco na desburocratização. A capilaridade desse atendimento se reflete nos três milhões de procedimentos realizados, abrangendo demandas variadas. Entre as principais, os registros de nascimentos, casamentos e óbitos somaram 1.858.240 atendimentos entre 2015 e o último dia 5 deste mês. Nesse período, também foram emitidos 917.918 CPFs.
Outros atos, como partilhas, atas notariais, testamentos, doações de bens, pactos antenupciais, inventários, certificados diretos e declarações de união estável, totalizaram 160.180 transações entre 2007 e 15 de outubro deste ano. Em reconhecimento à dedicação de cada titular e equipe dos cartórios – seja na capital, interior ou nos distritos do estado – a Associação dos Notários e Registradores do Ceará (Anoreg-CE) presta uma homenagem especial no Dia Nacional do Notário e do Registrador , celebrado no próximo dia 18.
O presidente da Anoreg-CE, Cláudio Pinho, ressalta o impacto social fundamental da categoria. “Além dos atos notariais presenciais, ou realizados remotamente com o avanço dos serviços online, nos dedicamos a encurtar laços, como nas campanhas de reconhecimento de paternidade. Nosso compromisso é oferecer um atendimento ágil, seguro e de alta qualidade, sempre em resposta às necessidades da população”, afirma.
Pinho destaca ainda que os momentos mais marcantes da vida de uma pessoa muitas vezes passam pelo cartório: desde o registro de nascimento, casamento e imóveis até a abertura de empresas, autenticação de documentos, contratos de compra e venda e certidões de óbito. “Por trás desse trabalho estão notários e registradores que escolheram essa área do Direito e foram aprovados em um dos concursos públicos mais exigentes do País”, conclui o presidente.