PARCERIA COM A C. ROLIM ENGENHARIA
Sesi Ceará desenvolve rede de proteção coletiva para construção de edifícios
Por Marcelo - Em 21/10/2021 às 11:12 AM
O Centro de Inovação (CIS) do Sesi Ceará, em parceria com a Terraços do Bosque, empresa do grupo C. Rolim Engenharia, desenvolveu uma proteção coletiva inovadora para obras de construção de edifícios, o Safetynet. É um dispositivo retrátil de proteção contra quedas em periferias de obras, composto de uma rede de polietileno de alta qualidade.
O projeto conta com o auxílio do Senai IST, para a modelagem e fabricação do dispositivo, e do Centro de Inovação de Santa Catarina no desenvolvimento de uma calculadora de dimensionamento do produto para a obra. De acordo com o engenheiro de segurança e pesquisador do CIS, Rodrigo Nogueira, o Safetynet permite que os trabalhos próximos à periferia das obras sejam feitos com maior segurança e sem necessidade da utilização do cinto paraquedista e do Sistema Limitador de Queda em Altura (SLQA).
“Ele possui uma durabilidade mínima de cinco anos e por ser retrátil é de fácil guarda e transporte para outras obras”, explicou Nogueira. Para o segmento da construção de edifícios, o dispositivo garante uma redução de acidentes por quedas de pessoas e objetos em altura, maior custo-benefício frente a outras proteções disponíveis no mercado. Atende, ainda, às normas de segurança europeias EN 1263-1 e EN 1263-2.
Para Alexandre Mourão, diretor de Inovação, Sustentabilidade e Tecnologias da C. Rolim Engenharia, a parceria com o Sesi Ceará é fantástica. “Temos possibilidades de grandes avanços no setor da construção civil, que ainda faz parte de uma construção artesanal, em que é preciso melhorar o processo de industrialização. E o Sesi, junto com Safetynet e outros projetos de inovações que temos, nos possibilita melhoria tanto na tipologia construtiva, como também, na parte de saúde e segurança do trabalho”, ressaltou.
Aprovado
O Safetynet foi submetido a testes e aprovado no Edital de Inovação da Indústria 2019, ciclo 1, na categoria Inovação em Segurança e Saúde do Trabalho e Promoção da Saúde. Os dispositivos já foram testados, tendo sido fabricados 12 deles e instalados na obra Estrelário, da C. Rolim Engenharia, bem como canteiros da Edibra e da Construtora Montenegro, em setembro último. Mais informações sobre esses e outros projetos do CIS basta acessar www.sesi-ce.org.br.