DADOS DO INSS

Sesi Ceará lança Observatório Analítico de Acidentes de Trabalho no Estado

Por Marcelo - Em 29/09/2021 às 11:37 AM

O Sesi Ceará lançou, por meio do Centro de Inovação em Economia para Saúde e Segurança (CIS), o Observatório Analítico de Acidentes no Trabalho, com base em dados fornecidos pelo Instituto Nacional do Seguro Social, visando facilitar e agilizar a busca por informações e dados sobre acidentes laborais.

Informações são disponibilizadas de forma intuitiva para os usuários               Foto: Divulgação

A ideia surgiu a partir da elaboração de projetos de inovação setorial em segurança do trabalho para o segmento da construção civil, na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC). As informações do Observatório Analítico estarão à disposição dos interessados no site observatorioacidentes.sfiec.org.br/.

Segundo o coordenador do CIS, Bruno Simões, o Sesi Ceará vem desenvolvendo soluções e conteúdos técnicos que visam auxiliar empresas a identificar e gerir os custos com segurança e saúde, monitorar indicadores e mensurar impactos de ações implantadas. Como é o caso dos programas de qualidade de vida customizados de acordo com a real necessidade da empresa.

“Com esse foco, o CIS iniciou uma linha de desenvolvimento direcionada à geração de observatórios voltados para a identificação dos cenários nacionais relacionados às diversas variáveis da segurança e saúde”, explicou Bruno Simões.

Praticidade

De forma intuitiva, o projeto do CIS disponibilizará informações relacionadas a acidentes de trabalho e benefícios acidentários concedidos pelo INSS, estruturados em Business Intelligence (BI) com diversos filtros, para pesquisar conforme a necessidade dos usuários.

Segundo um estudo inicial, o Ceará ocupa a 12ª colocação em acidentes de trabalho no País. Em 2019 aconteceram 9.230 casos no Estado. Em 2020 houve redução para 6.293 casos e, no primeiro semestre de 2021, ocorreram 4.627 acidentes laborais. Entre os casos mais comuns, em primeiro lugar estão ferimentos de dedos, seguidos por entorse/distensão do tornozelo e doenças transmissíveis.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business