TRANSPORTE E LOGÍSTICA
Setcarce comemora seus 80 anos e fará homenagem especial a Clóvis Bezerra
Por Pompeu - Em 14/04/2022 às 6:00 PM
O Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística do Estado do Ceará (Setcarce) reuniu diretoria e um pequeno grupo de associados nesta quarta-feira (13), em sua sede, para comemorar os seus 80 anos de fundação. Atualmente presidido por Marcelo Maranhão, o Setcarce é o segundo sindicato do segmento de transporte mais antigo em funcionamento no Brasil.
Foi uma reunião interna para marcar a data de fundação do Setcarce, 13 de abril de 1942, na qual ficou definido que possivelmente em novembro, junto com a Expolog, deverá ser realizada uma festa na qual será realizada a entrega do Troféu Otacílio Correia, uma homenagem especial a personalidades que têm colaborado para o desenvolvimento do transporte rodoviário no Estado.
Este ano serão homenageado Francisco Pelucio, presidente da NTC&Logística, dentro da categoria Nacional, por sua forte atuação em defesa dos interesses do setor no País. Como Homem Público, será homenageado o presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, por seu trabalho no combate à pandemia de Covid-19, especialmente no desenvolvimento do capacete de respiração assistida Elmo.
Já na categoria Transportador Industrial e Privado, o agraciado com o troféu este ano será o industrial Ivens Dias Branco Júnior. E será concedida uma premiação especial ao empresário Clóvis Nogueira Bezerra, que está licenciado do Setcarce, pelos relevantes serviços prestados ao setor de transporte rodoviário não só do Ceará, mas do Brasil inteiro.
Segundo o presidente interino do Sertcarce e diretor da Fetranslog Nordeste, Marcelo Maranhão, apesar do custo dos combustíveis e de ser um ano político, ele acredita no prosseguimento da recuperação do setor. “Já houve uma boa recuperação no ano passado, que está se mantendo nesse primeiro trimestre e nossa expectativa é que nos próximos meses isso seja acelerado“, disse.
Ele ressaltou que o setor contou com o apoio incondicional do Governo do Ceará logo no início da pandemia, e foi prontamente atendido na liberação de suas operações e de seus fornecedores. “Também investimos muito em inovação, pois aproveitamos as necessidades da pandemia e embarcamos na Logística 4.0, toda voltada a sistemas informatizados, planejamento, e a maioria das empresas se adaptou rapidamente, com resultados muito positivos. Haja visto o crescimento recorde no Porto do Pecém, que foi abençoado com a parceria firmada com o Porto de Roterdã”, lembrou Marcelo Maranhão.
O evento de ontem teve início com a Reunião da Diretoria da entidade, de forma presencial em seu auditório, e também com transmissão ao vivo pelas redes sociais. Logo em seguida foi dado início à solenidade interna que comemorou os 80 anos de fundação do Setcarce, cuja carta sindical foi concedida no dia 13 de abril de 1942.