
ANFAVEA
Setor automotivo discute impacto de importações e política tarifária com o governo
Por Redação - Em 14/04/2025 às 5:36 PM

Na semana anterior, a Anfavea havia alertado para o risco de aumento da concorrência no mercado brasileiro com a possível entrada de mais veículos mexicanos
Representantes da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) se reuniram, nesta segunda-feira (14), com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para tratar do avanço das importações de veículos, especialmente os de origem chinesa. Segundo o presidente da entidade, Márcio de Lima Leite, as importações cresceram 25% no trimestre, representando 65% do mercado interno.
Durante o encontro, também foram discutidos os possíveis efeitos das medidas anunciadas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que prometeu apoio à indústria automobilística americana. Leite avaliou que as declarações podem sinalizar mudanças nas tarifas aplicadas ao setor no México, o que teria efeitos indiretos sobre o Brasil. A expectativa é de que a alíquota inicialmente prevista de 25% seja reduzida.
Na semana anterior, a Anfavea havia alertado para o risco de aumento da concorrência no mercado brasileiro com a possível entrada de mais veículos mexicanos, caso o fluxo para os Estados Unidos sofra restrições.
Leite afirmou que a reunião com Haddad abordou as incertezas provocadas pelas mudanças na política tarifária americana e ressaltou que o governo brasileiro tem mantido diálogo com o setor para avaliar os impactos das medidas adotadas no exterior.
Mais notícias


Mercado imobiliário
