ALTA PERFORMANCE
Setor calçadista segue em expansão no Cariri e deve gerar 1.000 vagas este ano
Por Marcelo - Em 16/07/2024 às 11:31 AM
O Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT/Sine) está com inscrições abertas para vagas no setor calçadista na Região do Cariri. As oportunidades resultam da criação de postos de trabalho a partir da ampliação da fábrica da Grendene, no Crato. Os processos seletivos estão sendo realizados pela Unidade de Atendimento de Juazeiro do Norte, em parceria com a empresa.
De janeiro a julho, cerca de 700 empregos foram ofertados pela fábrica na região, segundo a empresa, o maior número volume desde 2019. Até dezembro, a previsão é de que mais 300 postos sejam criados para atender à demanda, para funções como auxiliar de linha de produção, eletromecânico, operadores de caldeira e de máquinas industriais. Para concorrer, é necessário ter ensino médio completo. Os interessados devem agendar atendimento na unidade de atendimento de Juazeiro do Norte, através do site do IDT/Sine.
Destaque
De acordo com dados do Observatório da Indústria, do Sistema FIEC, com base em indicadores do IBGE, a produção industrial cearense apresentou crescimento de 2,6% em maio deste ano, em comparação ao mesmo período de 2023. O resultado supera de modo significativo o nacional, que por sua vez registrou uma queda de 1,2%.
No acumulado do ano, o crescimento no Estado foi ainda maior: 6,5%, enquanto o segmento no País registrou aumento de 2,6%. A indústria de calçados, juntamente com produtos de metal e confecção apresentaram, juntos, a maior variação, com 25,2% dos empregos gerados.
Para o titular da Secretaria do Trabalho, Vladyson Viana, os resultados sintetizam o esforço do Governo do Ceará em atrair cada vez mais investimentos para o Estado. “O Ceará tem um importante papel na geração de empregos no Nordeste, ocupando o segundo lugar em vagas com carteira assinada. Segundo o IBGE, em maio, a indústria apresentou um crescimento de 2,6% em comparação ao mesmo período de 2023 e o setor calçadista é um segmento que tem uma grande contribuição nesses indicadores. Na prática, essas oportunidades se traduzem em ocupação digna e autonomia financeira para milhares de famílias cearenses”, ressalta.