
Foco na sustentabilidade
Setor da construção tem papel crucial no combate à crise climática, dizem especialistas
Por Anchieta Dantas Jr. - Em 14/04/2025 às 7:00 AM

Painel “Como a Engenharia pode ajudar a enfrentar as Mudanças Climáticas” durante a programação do ENIC 100, realizado na última semana em São Paulo Foto: Divulgação
A indústria da construção precisa assumir um papel de liderança na criação de cidades resilientes e sustentáveis para enfrentar a crise climática. Essa foi a principal mensagem do painel “Como a Engenharia pode ajudar a enfrentar as Mudanças Climáticas”, realizado nesta quinta-feira (10) durante o Encontro Internacional da Indústria da Construção (ENIC). O evento, promovido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) em parceria com a Feicon, ocorreu no São Paulo Expo até sexta-feira (11).
Especialistas e representantes do setor público e privado discutiram caminhos para tornar a construção mais sustentável. Nilson Sarti, vice-presidente de Sustentabilidade da CBIC, mediou o painel que contou com a participação de Ilso Oliveira, vice-presidente de Obras Industriais e Corporativas da CBIC; Virgínia Sodré, CEO da Infinitytech; Capitão Oswaldo de Andrade Filho, da Defesa Civil de São Paulo; e Mônica Porto, professora da USP.
Sarti destacou a urgência de alinhar o setor às metas globais de descarbonização e o papel transformador da construção na mitigação dos efeitos das mudanças climáticas. “A construção tem responsabilidade direta na transformação urbana e precisa ser protagonista nas soluções para a crise do clima”, afirmou.
A importância da normas técnicas
O evento também abordou a importância de normas técnicas para drenagem urbana e o uso de tecnologias digitais na gestão de recursos hídricos. Virgínia Sodré apresentou soluções tecnológicas para segurança hídrica, enquanto Mônica Porto alertou para a intensificação dos eventos climáticos extremos e a necessidade de aumentar a segurança hídrica.
O Capitão Oswaldo de Andrade Filho destacou os avanços no monitoramento climático e na resposta a emergências, incluindo o uso de drones e radares meteorológicos. Ilso Oliveira reforçou a necessidade de articulação entre setores, inovação e políticas públicas para enfrentar os desafios ambientais.
O ENIC é realizado pela CBIC em parceria com a RX | FEICON, com apoio do Sistema Indústria e correalização do SESI e SENAI. O evento contou com o patrocínio da Caixa Econômica Federal, Governo Federal, Saint-Gobain, Sebrae Nacional, Mútua e outras entidades do setor.
Mais notícias


tradição literária
