ESTUDO DA FGV
Setor industrial tem melhora no nível de utilização da capacidade instalada
Por Marcelo - Em 10/06/2020 às 9:49 AM
Um levantamento realizado pelas equipes do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV-Ibre), revelou que o nível de utilização da capacidade instalada da indústria apresentou uma discreta melhora, no mês passado, o que representa um alívio para o setor produtivo nacional.
O indicador, que havia caído em abril para 57,3% – o menor nível da série histórica – subiu ligeiramente para 60,3%. A melhora ocorreu em 12 dos 19 segmentos pesquisados na Sondagem da Indústria, mas foi insuficiente para recuperar os 18 pontos percentuais que perdeu na passagem de março para abril.
Segundo o levantamento, o maior percentual de empresas (19,9%) está operando entre 60% a 69% de sua capacidade, quando a média dessa faixa para o período seria de apenas 10,3%. E caso a retomada da atividade econômica tenha sucesso no Brasil, a tendência é de melhorar ainda mais.
Apesar disso, a análise dos microdados mostrou o comportamento divergente dos segmentos: enquanto alguns reabriram parte de suas fábricas, outros viram o número de indústrias fechadas aumentarem. Mas a pandemia do novo coronavírus demonstra sinais de retração, o que pode ajudar nesta expansão da atividade industrial nos próximos meses.