TRABALHO E INOVAÇÃO

Sindialimentos completa 45 anos e homenageia Ricardo Cavalcante com a Medalha José Flávio Leite Costa Lima

Por Marcelo - Em 03/11/2021 às 6:22 PM

O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará, Ricardo Cavalcante, foi homenageado com a Medalha do Mérito José Flávio Leite Costa Lima, instituída pelo Sindialimentos, com o objetivo de homenagear empresários e personalidades que colaboraram para o desenvolvimento do setor alimentício e de rações no Ceará.

André Siqueira cumprimenta Ricardo Cavalcante após entregar a comenda         Foto: Portal IN

A entrega da comenda ocorreu durante o prestigiado almoço em comemoração aos 45 anos de existência do Sindialimentos, pilotado pelo presidente André Siqueira, na cobertura da Casa da Indústria, quando fez um balanço das principais atividades desenvolvidas na sua gestão, que vai até meados de 2022, como a exclusão do ICMS do cálculo do PIS/Cofins desde 2005, que deverá gerar um recurso extra para as empresas neste momento de retomada da economia.

“O sindicato foi criado com foco na indústria de rações e em 2010 houve uma mudança do estatuto, abrangendo também alimento humanos, e a gente tem feito atuado no segmento de polpa de frutas, temperos, alimento prontos, aves e ovos, e já estamos com 89 filiados em todo o Ceará. E sempre estamos atendendo às demandas dos empresários, em vários sentidos”, explicou.

Foi anunciada a implementação de um marketplace para associados, com o apoio do Sebrae Ceará e da FIEC, oportunizando àquelas empresas que não estão no ambiente digital a terem um espaço amplo e atrativo para o fechamento de novos negócios, no Ceará e no exterior.

André Siqueira disse que o Sindialimentos está investindo forte em inovação

A plataforma digital de negócios chegará ao mercado já no início de 2022. “Ela visa, no ambiente tecnológico, que as indústrias possam estar presentes com seus produtos. Aliado a um plano de expansão, pois vamos nos comunicar com 600 empresas que estão no Ceará e não são filiadas, apresentando aos empresários o que é o Sindialimentos e como este sistema pode contribuir com eles, pois hoje em dia as empresas não podem estar fora do ambiente digital, pois isso é uma questão sem volta”, destacou o presidente do sindicato.

Tendo 89 associados atualmente e com possibilidade de chegar a mais de 600, ele destaca que essa associação vai gerar mais força perante às instituições e ao Governo. “Quanto mais forte for o Sindialimentos, mais conquistas a gente busca alcançar para quem compõe o sindicato”, afirmou. Há, ainda, o programa Sindialimentos Descomplica, que auxilia os empresários do setor em contatos com órgãos públicos, oferece atendimento contábil e jurídico.

Expectativas

Chegando ao fim do ano, com pressões inflacionárias significativas, ele falou sobre suas expectativas. “A gente tem de estar muito atento ao dia a dia da empresa com o resultado financeiro, a lucratividade, pois a oscilação de custos está muito alta. Tem o dólar comprometendo o preço das commodities, que impacta na ração, na carne, ovos, derivados de milho, soja, trigo”.

E ressaltou que a questão logística traz impactos diretos, como o marítimo, cujos fretes subiram de maneira absurda, além da falta de contêineres. “E no rodoviário também há problemas do diesel com preço elevado e os impactos são evidentes. O empresário tem de estar muito atento aos reflexos dessa conjuntura no seu negócio, para que ele possa modificar o que puder, para sobreviver. Pois, lá na frente, só vai contar a história quem estiver funcionando. Para 2022 estamos com oportunidades, o mercado retomando, neste fim de semana 85% de ocupação hoteleira e a gente supre toda essa cadeia do turismo, hotéis, restaurantes. Então é se preparar e mirar no mercado que está se abrindo”, afirmou André.

Urbano Costa Lima e André Siqueira com o livro que foi relançado

Para finalizar, destacou a relevância da Medalha do Mérito José Flávio Leite Costa Lima, industrial que foi o primeiro presidente do Sindialimentos, a FIEC, com extenso currículo também na vida pública. “E estamos homenageando presidente Ricardo Cavalcante, que tem dedicado o seu esforço e inteligência em prol da indústria cearense como um todo, inclusive a de alimentos. Agradeço à família Costa Lima por nos autorizar a utilizar o nome do patriarca nessa homenagem e a gente espera que ela possa se repetir anualmente, a pessoas de alta relevância para o setor industrial de alimentos do Ceará”, concluiu André Siqueira. Na oportunidade foi relançado o livro: “Revolução do consentimento”, de autoria de José Flávio Costa Lima, com o novo capítulo, “Por quem os sinos dobram”, redigido pelo autor e que foi destacado por seu filho, Urbano Costa Lima.

Ricardo Cavalcante, por sua vez, destacou a atuação do José Flávio Leite Costa Lima, em cuja gestão foi construída a atual sede da FIEC, a Casa da Indústria, bem como sua capacidade administrativa. “Estou honrado em receber esta homenagem e queria lembrar que o André Siqueira, quando assumiu, o sindicato tinha 29 associados e hoje já são 89. E participou ativamente do maior convênio entre a FIEC, o Sebrae Ceará e o Sindialimentos, que deve trazer grandes frutos ao Estado”, salientou o presidente da FIEC.

Ricardo Cavalcante, André Siqueira e Carlos Prado durante o almoço comemorativo aos 45 anos do Sindialimentos

Mais notícias

Ver tudo de IN Business