ESTUDO DE 2023
Sinduscon-CE destaca o VGV recorde de R$ 4,7 bi no mercado imobiliário da RMF
Por Marcelo - Em 30/01/2024 às 10:12 AM
O início de queda da taxa básica de juros (Selic) e as mudanças no programa habitacional Minha Casa Minha Vida foram dois motivos que colaboraram para que o mercado imobiliário de 2023, em Fortaleza e sua Região Metropolitana, atingissem um valor geral de vendas (VGV) de R$ 4,7 bilhões, representando um recorde. A performance positiva foi divulgada na noite desta segunda-feira (29) pela Comissão de Pesquisas (CPES) do Sinduscon-CE, em parceria com a Brain Inteligência Estratégica, durante reunião presencial com associados, na sede da entidade. O estudo mostrou uma expansão de 5% em lançamentos no ano passado e de 18% em vendas na RMF.
Além desse alto desempenho positivo, o presidente do Sinduscon Ceará, Patriolino Dias de Sousa, ressalta que o ano que se inicia apresenta uma expectativa interessante para o setor da construção civil. “Estamos confiantes que com a nova queda das taxas de juros já sinalizada pelo boletim do Banco Central, que chega no final do ano a 9%, faz com que tenha-se um incremento na vontade das pessoas realizarem o sonho da casa própria. Então, 2024 é um ano promissor, aliado ao novo MCMV com taxas de TR + 4% ao ano, temos uma procura muito grande pelas pessoas que querem adquirir o seu imóvel”, afirma.
Ele ressalta, ainda, que o crescimento do setor imobiliário na Capital e sua RMF será impulsionado por diversos fatores. “A retomada da economia brasileira, que deve se consolidar em 2024 e os investimentos públicos, que devem continuar a crescer em setores como infraestrutura e também o de habitação. E o Ceará se destaca em grandes movimentos econômicos, como por exemplo o Hidrogênio Verde (H²V) que trará investimentos de bilhões de dólares para cá. Então, acreditamos que esse conjunto de fatores faça com que o nosso mercado melhore cada vez mais”, completa Patriolino Dias.
Pesquisa 2023
O levantamento apresentando pelo CEO da Brain, Fábio Tadeu Araújo, e acompanhado por diversos donos de construtoras e incorporadoras, além de imobiliárias, destacou a expressiva expansão no número de lançamentos, que apresentou um aumento de 3% em comparação a 2022, com 98 empreendimentos lançados em 2023, totalizando 7.610 unidades. Dessas, 4.725 unidades pertencem ao padrão econômico, atendendo a uma demanda crescente por habitação de interesse social. O total de vendas registrou alta de 18% em 2023, com 12.096 unidades comercializadas, sendo 8.050 em Fortaleza e 4.046 na Região Metropolitana. Enquanto o VGV alcançou um patamar histórico, atingindo a marca de 4,7 bilhões, refletindo a solidez do mercado e o interesse crescente de investidores e consumidores.
A pesquisa detalhou os resultados obtidos em 2023, mas também ofereceu projeções que moldarão o cenário do setor ao longo deste ano. Para o presidente da Comissão de Pesquisas do Sinduscon-CE, Sérgio Macedo, a expectativa é que o mercado da construção civil continue crescendo. “A oferta de mais linhas de crédito pelos bancos e a criação de novos postos de trabalho são fatores que irão impulsionar o setor. Com mais empregos e estabilidade econômica, o consumidor fica mais confiante para assumir compromissos de médio e longo prazo, no caso do financiamento de imóveis”, complementa.