Sistema Fecomércio dá exemplo de gestão para o Brasil
Por Admin - Em 28/06/2018 às 1:35 PM
A Fecomércio-CE foi fundada pelo empresário Clóvis Arrais Maia em 16 de março de 1948, para unir lideranças do setor para seu desenvolvimento, contribuindo com a educação profissional e melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores.
E lá se vão 70 anos de muito trabalho, empenhos e dedicação a esta causa tão nobre, com o Sistema Fecomércio – que integra ainda o Sesc e o Senac -, se mantendo fiel ao projeto de modernidade para o Brasil, acreditando na necessidade de novos começos.
Pela manhã, o presidente da entidade, Maurício Filizola, ressaltou que com o fim da contribuição sindical, as entidades estão buscando alternativas para garantir a manutenção dos inúmeros serviços prestados pelo Sistema Fecomércio-CE, que precisa estar mais presente junto à base dos sindicatos, tanto patronal, quanto laboral.
Já o presidente licenciado, Luiz Gastão Bittencourt, que está realizando uma intervenção no Sesc e no Senac do Rio de Janeiro, lembrou que no Ceará são cerca de 150 mil empresas representadas pela Fecomércio e destacou a importância das pesquisas realizadas pelo IPDC, que possui um dos maiores banco de dados do setor.
Lembrou, ainda, dos serviços que o Sistema Fecomércio desempenha no Estado. “Temos, hoje, 337 mil comerciários associados em todos os 184 municípios cearenses. Na área de saúde saltamos de 757 mil atendimentos para 3,72 milhões; na de cultura de 130 mil para 2,06 milhões – implantando bibliotecas móveis, restaurando teatros e unidades, destacando a Mostra Cariri. Dentro da assistência saímos de 13 mil para 4 milhões de atendimentos, com destaque para o programa Mesa Brasil”, disse.
Outro destaque importante foi que o Senac também teve uma mudança completa no seu programa e estrutura pedagógicos, com a implantação dos itinerários informativos, que viraram um case e são adotados pelo Senac Nacional, em todo o Brasil, com oito eixos integradores, permitindo um crescimento profissional gigantesco.
Para finalizar, Luiz Gastão ressaltou que tem feito um trabalho muito forte no Sesc e no Senac, no Rio de Janeiro, que lhe garantiram um posto de destaque na Confederação Nacional do Comércio (CNC) e, a partir de julho, será iniciado um planejamento da nova gestão.
“Nosso primeiro desafio deve ser derrubar no Congresso Nacional o projeto de lei que pretende retirar 25% do orçamento dessas casas (Fecomércio, Sesc, Senac). Temos que assegurar o que temos hoje, antes de planejar o nosso futuro. Mas esse modelo de gestão do Ceará vai ser implantado na Confederação, com total transparência”, completou Luiz Gastão.
Maurício Filizola e Luiz Gastão falaram sobre as conquistas e os desafios do Sistema Fecomércio
Foto: Divulgação