MOBILIDADE E TELEMÁTICA
Solar Coca-Cola melhora desempenho da distribuição com solução de roteamento
Por Marcelo - Em 30/08/2024 às 7:22 PM
A Solar Coca-Cola, segunda maior fabricante e distribuidora da Coca-Cola no Brasil, implementou uma solução de execução de rotas e gerenciamento de desempenho de frota da Descartes para melhorar suas operações de entrega. A empresa utiliza esta plataforma para gerenciar 1.400 motoristas que operam em 44 centros de distribuição e 13 instalações que atendem a cerca de 70% do País.
De acordo com Gabriel Montefusco, analista de Dados Logísticos da Solar Coca-Cola, a automação fornecida pela solução da Descartes permite uma gestão mais eficiente das rotas diárias. Uma plataforma móvel utilizada por motoristas e supervisores ajusta continuamente as rotas com base em informações de tráfego em tempo real, janelas de entrega e condições climáticas.
Luis Rafael Sousa Fernandes, responsável pelo planejamento e projetos logísticos, explicou que sem a nova ferramenta, o processo seria manual e demorado, além de não escalável. A solução também permite que os motoristas capturem informações dos clientes e que os supervisores acompanhem o progresso e atualizações ao longo do dia, o que trouxe um valor significativo para a Solar.
A solução da Descartes, parte de um conjunto mais amplo de tecnologias de roteamento, mobilidade e telemática, ajuda empresas de distribuição a melhorar a execução de rotas e o atendimento ao cliente, reduzir o quilometragem e os custos totais das rotas. A plataforma ajusta continuamente os planos de rota para otimizar os trajetos e ganhar maior eficiência.
Douglas Alves, executivo de vendas da Descartes, expressou satisfação com o impacto positivo da solução na experiência do cliente da Solar Coca-Cola. “Temos um amplo conjunto de recursos de roteamento para ajudar nossos clientes na distribuição de alimentos, bebidas e outros setores a resolver seus desafios de última milha. Nossos aplicativos móveis são usados por motoristas em todo o mundo para melhorar a produtividade”, ressalta.