
PESQUISA, INOVAÇÃO E TECNOLOGIA
Stella Li afirma que BYD pretende montar o Vale do Silício brasileiro em Camaçari
Por Marcelo Cabral - Em 05/12/2024 às 5:08 PM
A vice-presidente Global e CEO da BYD para as Américas, Stella Li, afirmou que a montadora chinesa de automóveis elétricos e híbridos tem um plano ambicioso de transformar a sua nova unidade fabril, situada em Camaçari, no Vale do Silício brasileiro. De passagem por Fortaleza esta semana, onde inaugurou a terceira concessionária BYD em parceria com o Grupo Carmais, ela ressaltou que a inovação e a tecnologia estão no DNA da companhia.

Stella Li diz que os carros da BYD possuem muita tecnologia embarcada
A ideia de transformar a fábrica da Bahia em um centro de pesquisa, inovação e desenvolvimento (PD&I) está fundamentada no fato de que entre sues quase um milhão de colaboradores, 10% são PHDs, cientistas, pesquisadores e engenheiros que desenvolvem tecnologias de última geração para beneficiar pessoas em todo o mundo. “A BYD é muito além de uma indústria que produz carros. É uma greentech que pesquisa, que usa a ciência para desenvolver o que há de mais moderno, inovador e tecnológico“, afirma.
Ela salientou que os veículos da família super híbrida da BYD – como o Song Plus DMI, o Song Pro DMI e o King DMI -, têm o que há de mais moderno em tecnologia de carros híbridos do planeta. “São modelos que têm duplo modo de inteligência de atuação, onde uma carga na bateria associada à injeção de combustível poderá proporcionar até 1.200 quilômetros de autonomia. Nada comparado em toda a parte do mundo em carros super híbridos como temos aqui. E há poucos meses lançamos a tecnologia Dual Mode Off Road (DMO), entregue na picape Shark, que foi concebida no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Pasadena. A Shark foi lançada na Austrália e em apenas sete dias foram vendidas duas mil unidades”, explica a executiva.
Bilionária
Com um investimento de R$ 5,5 bilhões na reforma e ampliação da antiga fábrica da Ford, a BYD acelera as obras para que a partir de janeiro próximo sejam contratados 2.000 trabalhadores para dar início à produção industrial, em maio mais 3.000 e em agosto outros 5.000 novos colaboradores, totalizando 10.000 vagas de emprego na Bahia somente em 2025. Tudo isso, aliado às 150 concessionárias da marca existentes no País, deve impulsionar o crescimento econômico do Brasil.

BYD Song Pro será produzido no Complexo Industrial de Camaçari
Ela destacou, ainda, que a fábrica na Bahia – onde produzirá inicialmente os modelos Dolphin e Song Pro -, será o maior complexo industrial da BYD fora da China, em todo o planeta. “Não terá nos Estados Unidos, não terá na Europa, não terá em nenhum outro lugar fora da China, como o Complexo Industrial de Camaçari, que a BYD está projetando para 2025. E muita tecnologia e investimento serão trazidos para o Brasil. Inclusive, os primeiros pesquisadores e engenheiros brasileiros e chineses já trabalham em conjunto para desenvolver, a partir da Bahia, o primeiro motor híbrido plug-in que chamamos de super híbrido flex fuel e vai utilizar a tecnologia do etanol”, destaca.
O alto investimento que está sendo realizado na nova fábrica em pesquisa e tecnologia é para adotar cada vez mais jornadas locais, pois a BYD a todo momento se torna cada vez mais brasileira. “Tudo para que a gente possa adotar a tecnologia de motor híbrido flex fuel, um grande sucesso no Brasil, para que o etanol seja utilizado em nosso carro híbrido. Isso demonstra claramente que a BYD traz para o Brasil todo o seu investimento, toda a sua capacidade tecnológica e inovadora, para que se torne uma indústria brasileira e cada vez mais uma propriedade dos brasileiros”.
E lembra que quando foi entregue o BYD Dolphin Mini, foi muito além de um carro, mas uma experiência que vai com toda a tecnologia nele embarcada. “Uma experiência inovadora onde o nosso cliente pode jogar o videogame, usar o karaokê, a função que permite alimentar com eletricidade objetos dentro de casa, no camping ou onde a pessoa quiser. É algo com muita tecnologia e pesquisa e esse é o DNA da BYD”, complementa Stella Li.
Mais notícias


Crescimento Recorde
