Desempenho setorial

Supermercados faturam mais de R$ 1 tri em 2024 e reforçam peso no PIB nacional

Por Anchieta Dantas Jr. - Em 15/04/2025 às 12:35 PM

Setor Supermercadista

O resultado consolida a relevância econômica do segmento, que soma 424,1 mil lojas em operação no país Foto: Freepik

O setor supermercadista brasileiro encerrou 2024 com um faturamento de R$ 1,067 trilhão, o equivalente a 9,12% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional, segundo levantamento da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) divulgado na segunda-feira (14).

O resultado consolida a relevância econômica do segmento, que soma 424,1 mil lojas em operação no país — um crescimento de 2,3% em relação ao ano anterior — e atende diariamente cerca de 30 milhões de consumidores. O setor também responde por mais de 9 milhões de postos de trabalho diretos e indiretos.

Pagamentos eletrônicos em alta

O levantamento mostra ainda que os meios eletrônicos de pagamento continuam ganhando espaço no varejo alimentar. Os cartões de crédito representaram 31% do faturamento, enquanto os de débito responderam por 24%.

“O desempenho reafirma a força do setor e sua capacidade de gerar crescimento em um cenário desafiador”, afirmou João Galassi, presidente da Abras.

A edição 2025 do ranking anual da entidade traz um panorama atualizado da estrutura do setor supermercadista, um dos principais vetores de consumo e geração de empregos no país.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business