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Temu surpreende no e-commerce brasileiro e supera gigantes do mercado

Por Redação - Em 18/12/2024 às 4:17 PM

Temu

A Temu alcançou 107.241.708 acessos, colocando-se como a quinta plataforma mais acessada no país

A nova edição do “Relatório Setores do E-commerce no Brasil”, produzido pela Conversion, revela um crescimento expressivo da plataforma Temu no mercado de e-commerce nacional. Em novembro de 2024, a Temu alcançou 107.241.708 acessos, colocando-se como a quinta plataforma mais acessada no país, superando nomes já consolidados como OLX, Magazine Luiza (Magalu), Shein, AliExpress e iFood. A empresa, ligada à gigante chinesa PPD Holding, começou suas operações no Brasil apenas em junho deste ano, mas já apresenta números impressionantes, especialmente em comparação com suas concorrentes diretas, como Shopee e AliExpress.

Embora os dados apresentados se refiram apenas ao número de acessos, e não à participação no mercado ou ao total de vendas, a performance da Temu no ranking das plataformas mais visitadas demonstra um crescimento expressivo. Em seu primeiro mês de funcionamento, a plataforma registrou 9.821.383 acessos. Esse número saltou para 55.775.127 em julho, e em agosto, a plataforma quase dobrou seu número de acessos, alcançando 106.259.467, a maior evolução entre os dez sites e aplicativos mais visitados. Em novembro, a Temu consolidou seu lugar entre as cinco mais acessadas, com 107.241.708 acessos, ficando atrás apenas de Mercado Livre, que lidera com 369.051.063 acessos.

Os dados da Conversion indicam que, no período de junho a novembro de 2024, a Temu ocupou a oitava posição no ranking geral, com 483.257.981 acessos, superando AliExpress (462.889.571 acessos) e ficando muito próxima da Shein (483.257.981 acessos). O Mercado Livre, por sua vez, continua sendo o grande líder do e-commerce no Brasil, com 2 bilhões de acessos no acumulado de junho a novembro.

A pesquisa, realizada pela Conversion, que analisa o tráfego dos 2.000 maiores sites do Brasil, aponta que 76,5% dos acessos ao e-commerce no país são feitos por celulares, sendo 21,7% por meio de aplicativos. Entre os itens mais procurados, os consumidores buscam especialmente produtos infantis (82,2%), joias e relógios (80,2%) e calçados (75,3%) por meio dos celulares. Já os produtos mais pesquisados pelos computadores pessoais incluem livros, papelaria e itens de educação (53,2%).

O relatório também revela que, no total, os sites de e-commerce do Brasil registraram cerca de 3 bilhões de acessos em novembro, um aumento de 10% em relação a outubro, impulsionado pela Black Friday. No acumulado dos últimos 12 meses, o número de acessos chega a 32 bilhões. A pesquisa avaliou 18 setores do e-commerce brasileiro, com destaque para os marketplaces, moda e acessórios, eletrônicos, cosméticos, casa e móveis, esportes, comidas e bebidas, e calçados, destacando os líderes em cada segmento.

Principais players do mercado

Entre os principais players do mercado, o Mercado Livre continua liderando, com 31,3% de participação no segmento de marketplaces, seguido pela Shopee (20,4%) e Amazon (19,5%). Na categoria de moda e acessórios, as Lojas Renner lideram com 15,2%, enquanto na área de eletrônicos, a Samsung se destaca com 44,8% de participação. No setor de cosméticos, O Boticário e Natura dominam, com 22,7% e 16,7%, respectivamente.

O relatório da Conversion reflete o dinamismo do e-commerce brasileiro, que, apesar de ser dominado por grandes players, vê o surgimento de novas plataformas como a Temu, que têm se destacado pela rápida adaptação e crescimento no mercado competitivo.

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