Terminal de Passageiros de Fortaleza será privatizado

Por Admin - Em 30/08/2018 às 5:57 PM

O titular da Setur, Arialdo Pinho, participou do II Fórum Cruise Line International Association (CLIA), realizado na sede da CNC, em Brasília, sobre as perspectivas do transporte marítimo de passageiros. E a grande novidade foi que o Governo Federal decidiu privatizar o Terminal Marítimo de Fortaleza. 

Na oportunidade, o secretário foi homenageado pela senhora Estela Farina, presidente do Conselho CLIA no Brasil, pelos relevantes serviços prestados em prol do desenvolvimento do turismo no Ceará.

“Foi muito bom. Mostrou que a gente está no caminho certo. O Governo Federal anunciou que o nosso Terminal Marítimo de Passageiros vai ser privatizado, o que deverá acontecer em breve, pois é um ponto importante para o desenvolvimento do nosso equipamento”, disse Arialdo.

Ele lembrou que a dragagem do canal principal do Porto do Mucuripe deverá estar pronta até o fim de setembro. Depois disso, vai ficar dependendo apenas da realização da batimetragem do canal, pela Marinha do Brasil, a fim de que operações com navios maiores possam ser efetuadas.

“Queremos realizar a combinação entre os dois equipamentos – Aeroporto Internacional Pinto Martins e Porto do Mucuripe – com o compromisso das empresas subirem e descerem aqui em Fortaleza. Se isso for confirmado, poderemos ter até 2020 cerca de 40 navios de passageiros atracando aqui, o que daria cerca de 100 mil pessoas passando pelo Ceará, o que mudaria muito o nosso mercado turístico”, ressaltou o secretário.

“Vale salientar que mesmo ficando hospedados nos navios, os turistas de cruzeiros gastam pelo menos US$ 100,00 por dia nos locais onde atracam, uma vez que possuem um poder aquisitivo bastante elevado”, completou Arialdo Pinho.

Terminal de Passageiros de Fortaleza deverá ser concedido à iniciativa privada nos próximos meses

Foto: Divulgação

Mais notícias

Ver tudo de IN Business